a informação essencial
Pub

Figuras do ano

FOTO: Direitos Reservados
FOTO: Direitos Reservados
FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Jorge Sequeira


O advogado e candidato socialista às eleições autárquicas realizadas a 1 de outubro conseguiu com que o partido vencesse pela primeira vez com maioria absoluta todos os órgãos autárquicos de S. João da Madeira.
Entre os vencedores desta noite eleitoral também estão Clara Reis e Helena Couto, candidatas e agora presidentes da assembleia municipal e junta de freguesia, respetivamente.
O PS conseguiu eleger cinco dos sete vereadores possíveis. O novo presidente da câmara, Jorge Sequeira, está acompanhado de Irene Guimarães, vereadora da Educação, da Saúde, do Consumidor e da Cooperação Externa; Paula Gaio, vereadora da Ação Social, Inclusão e Habitação; José Nuno Vieira, vereador do Ambiente e Saneamento Básico, Obras Municipais, Centro Coordenador de Transportes, Mercado Municipal e Obras Particulares; e Pedro Silva, vereador do Desporto e da Juventude.
Já a candidatura liderada por Paulo Cavaleiro, candidato da coligação PSD/CDS, apenas conseguiu eleger dois vereadores. Ele próprio e Fátima Roldão.
O PSD governou os destinos da cidade durante os últimos 16 anos, dos quais os últimos dois em coligação com o CDS.
O PS tinha vencido uma única vez as eleições em S. João da Madeira, no ano de 1976. O candidato eleito foi Benjamim Valente, o primeiro presidente depois do 25 de Abril. Governou de 1977 a 1979. Aprovou o plano de urbanização do concelho, iniciou o arranjo do Parque Municipal Ferreira de Castro, a construção do cemitério n. º 3, lançou educação pré-escolar e assegurou a construção de uma CERCI.

Ana Rodrigues

A nadadora Ana Rodrigues, que em 2012 foi a atleta mais jovem da Missão Olímpica Portuguesa que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Londres, não para de surpreender. Com um palmarés já bem recheado, a atleta, que desde setembro veste as cores da Associação Desportiva Sanjoanense, voltou a ser destaque da imprensa nacional e regional no início de dezembro deste ano ao bater, por duas vezes, no mesmo dia, o recorde nacional absoluto nos 50 metros bruços em piscina curta nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, competição onde também somou cinco medalhas.
Já em novembro a nadadora tinha estado em evidência com cinco subidas ao lugar mais alto do pódio e um novo recorde absoluto, desta feita nos 50 mariposa, nos Regionais de Juniores e Seniores.
De recordar que em 2010, na altura com 16 anos, Ana Rodrigues conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Singapura.

Fábio Silva

O jovem sanjoanense tem 27 anos, 130 quilos e conquistou a 1 de outubro deste ano o título “Homem + Forte de Portugal 2017” (categoria absoluta) na PowerExpoSports and Fitness Weekend Portugal na Maia.
Fábio Silva treina desde os 13 anos e mediu forças com mais nove “gigantes” portugueses, entre os quais Adérito Santos que detinha este título há uma década.
O jovem sanjoanense, apenas com 18 anos, foi considerado o terceiro homem mais forte do país em 2009, revalidando o mesmo título em 2014.
Desde então, Fábio Silva recebeu convites para competir além-fronteiras e integrar a seleção portuguesa da modalidade Strongman.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas