a informação essencial
Pub

“Mais um ano ‘salvo’ à custa dos consumidores de água”

Partilha

Em comunicado remetido ao labor, a Comissão Coordenadora de S. João da Madeira da CDU - Coligação Democrática Unitária reclama contra “o imposto encapotado que os munícipes pagam no consumo de água”. Na sua ótica, no ano passado, as contas do Município voltaram a ser equilibradas “porque os sanjoanenses pagaram [novamente] a água acima do valor justo”, um “filme” que, aliás, a CDU diz repetir-se “sucessivamente há 10 anos”.
“A câmara [só] obteve um resultado positivo de 143.147 euros, porque desviou da empresa Águas de S. João para os seus cofres o valor de 572.869 euros e não pagou 186.120 euros de água consumida na sua atividade”, denunciou a coligação, acrescentando que “sem este artifício o resultado obtido teria sido negativo (- 615.842 euros). Note-se - a título de curiosidade - que em 2017, segundo a CDU, os consumidores sanjoanenses “pagaram a mais cerca 877 mil euros para os dois acionistas [da Águas de S. João]”
“Mais um ano ‘salvo’ à custa dos consumidores de água”, “apontou o dedo” a CDU, não obstante ter votado favoravelmente as contas na sessão de 30 de abril da Assembleia Municipal, conforme o jornal noticiou na edição anterior.
Ainda na nota de imprensa enviada ao labor, a CDU afirma ser “preocupante” “o estado do património edificado do município onde a falta de manutenção leva a que, por exemplo, em vários edifícios chova (Fórum Municipal, Paços da Cultura, pavilhões desportivos, etc.), a degradação de passeios e de muitos espaços públicos da cidade; o inacabado restauro do Parque Municipal Ferreira de Castro; a degradação do Parque de Nossa Senhora dos Milagres; e o abandono e desleixo da Praça Barbezieux”.
Por fim, dá “uma nota particularmente negativa a uma situação violadora do Estado de Direito, inaceitável em democracia, que só terminou devido à ação enérgica da CDU”, referindo-se em concreto à questão dos porteiros dos jardins de infância e EB1 do concelho.

Tags

Mais notícias

Comentários

Pub

Notícias relacionadas