a informação essencial
Pub
Partilha

Orçamento Participativo Portugal foi apresentado em S. João da Madeira

Tags

“Queremos colocar as pessoas a melhorar o país em conjunto”

FOTO: Diana Familiar
Partilha

Orçamento Participativo Portugal foi apresentado em S. João da Madeira

O Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2018 com o lema “A decisão é minha, o país é de todos” foi apresentado no dia 4 de abril na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory.
As sessões de apresentação do projeto e de recolha de propostas estão a decorrer até ao dia 24 de abril um pouco por todo o país. Os interessados também podem submeter as suas propostas através de uma plataforma online (www.opp.gov.pt).
O OPP tem um orçamento de cinco milhões de euros nesta edição de 2018 e pode ser participado por todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projetos da sua preferência.
As propostas ao OPP podem ser apresentadas para as regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve ou para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, podendo também ser apresentadas para todo o país, abrangendo duas ou mais regiões.
O primeiro OPP foi “uma iniciativa inédita no país” que tinha à sua disposição três milhões de euros que podiam ser aplicados apenas em quatro áreas, recordou Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta da Modernização Administrativa, em declarações à comunicação social.
O OPP 2017 recebeu “muitas propostas”, onde “a cultura sobressaiu muito”, e a “votação a nível nacional foi um sucesso”, assumiu Graça Fonseca.
Recordemos que em 2017 realizaram-se 50 encontros participativos, envolvendo mais de 2.500 pessoas. Os cidadãos escolheram de entre perto de 600 propostas, nacionais e regionais, como investir três milhões de euros do Orçamento de Estado. Registaram-se cerca de 80.000 votos, tendo sido eleitos para concretização 38 projetos.
A novidade do OPP 2018 é que o orçamento aumentou para cinco milhões de euros e não há limitação de áreas.
Para esta edição, “espero que haja igualmente uma boa adesão na apresentação de propostas e na votação. Queremos que continuem envolvidos e que continuem a apresentar ideias para a região e país. Queremos colocar as pessoas a fazer este exercício de melhorar o país em conjunto”, adiantou a secretária de Estado Adjunta da Administração Interna
“Os cinco milhões são destinados a projetos nas cinco regiões de PT Continental e nas Regiões Autónomas”, informou Graça Fonseca.

Apresentação de propostas ao Orçamento Participativo Municipal até amanhã
O presidente da câmara, Jorge Sequeira, relembrou que o Orçamento Participativo Municipal (OPM) 2018 também está a decorrer e as propostas podem ser apresentadas até amanhã, dia 13 de abril, através do site www.opm.cm-sjm.pt
O OPM tem uma verba de 100 mil euros em que 70 mil são atribuídos ao OPM Geral, 15 mil ao OPM Escolas (alunos inscritos nos agrupamentos de escolas sanjoanenses) e 15 mil euros ao OPM Jovem (cidadãos com idade entre os 18 e os 30 anos). O esclarecimento de dúvidas pode ser feito através do email opm@cm-sjm.pt, do telefone 256 200 200 ou da página do OPM na rede social Facebook (www.facebook.com/orcamentoparticipativo.sjm).

Comentários

Pub

Notícias relacionadas