a informação essencial
Pub

Breves da Reunião de Câmara

Partilha

Animais “Temos de ser bons na causa animal e na natureza”, referiu Ana Couto durante a sua intervenção na reunião de câmara da semana passada. Pouco antes chamou a atenção do executivo para o facto de a Ani S. João ser a única instituição que “luta pelos animais” na cidade. Ana Couto relembrou que a construção do Albergue para Animais Errantes, projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2014, continua estagnada. A questão dos animais, desta vez, abandonados que aumentam de dia para dia na cidade também foi apontada por Manuel Pinho.
O presidente da câmara Jorge Sequeira informou que naquele preciso dia, 5 de abril, esteve a ler “o despacho que apoia a esterilização de cães e gatos”. Relativamente ao albergue, os trabalhos de limpeza estão a ser levados a cabo e as soluções para a construção do projeto estão a ser tratadas entre a câmara e as responsáveis pela Ani S. João, adiantou Jorge Sequeira.

Grelhas O munícipe Paulo Bacalhau alertou para o estado das grelhas de saneamento de águas pluviais junto aos Paços da Cultura que estão “sempre a sair” e representam “um perigo” para as crianças e os adultos, sugerindo o aparafusamento das mesmas. O assunto manteve-se com o estado das grelhas, desta vez, no Largo de S. João, ao lado da rotunda do Centro Coordenador de Transportes, que está “muito afundada” e “precisa de ser retificada”. O munícipe Paulo Bacalhau sugeriu ainda “um follow up entre órgãos camarários e munícipes que colocam questões, sejam pessoais ou sociais, que desejam ser resolvidas”.
O presidente da câmara agradeceu o alerta dado por este munícipe porque de “facto há muitas grelhas que se levantam quando há muita precipitação”. “O sistema não está preparado para suportar determinados níveis de água”, acrescentou Jorge Sequeira.

Saudação Os votos de saudação aos atletas dos Serviços Sociais e à nadadora Ana Rodrigues, apresentados pelos vereadores da coligação PSD/CDS, foram aprovados unanimemente. O executivo liderado por Jorge Sequeira juntou-se aos mesmos.
“Os atletas master de atletismo dos Serviços Sociais do Pessoal do Município de S. João da Madeira, em representação da Seleção de Portugal estiveram recentemente a disputar o Campeonato Europeu de Pista Coberta em Madrid”, segundo a proposta, tendo este sido a concretização do sonho do seu fundador Alberto Batista. Os vereadores destacam a prestação da atleta Maria Alice Fernandes (medalha de ouro nos 3000 metros marcha em pista coberta e nos 5000 metros em marcha de rua, escalão F65), mencionando os restantes atletas Suzana Fernandes, Mário Rocha, Pedro Terra, Maria Pereira, Anabela Santos, Anabela Santos e Suzana Duarte, Carolina Ribeiro, Natália Santos, Josué Fernandes, Reinaldo Justo e Manuel Silva.
Já Ana Rodrigues, nadadora da ADS, “voltou recentemente a estar ao mais alto nível, somando cinco pódios em cinco provas que participou no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores, que decorreu entre 22 e 25 de março no Funchal”.

Presidente O vereador da oposição Paulo Cavaleiro saudou Jorge Sequeira pela recente eleição para presidente da Federação de Aveiro do Partido Socialista. “Uma coisa é fazer parte, outra coisa é liderar um órgão”, destacou Paulo Cavaleiro, deixando uma nota sobre a “disponibilidade. A verdade é que isso vai consumir tempo”. “Prometo que este cargo não irá prejudicar a cidade. Acho que só poderá valorizar”, respondeu o presidente da câmara Jorge Sequeira.

Norte O Município sanjoanense não esteve representado no Conselho Regional do Norte, respondeu Jorge Sequeira à questão colocada por Paulo Cavaleiro. Contudo, o presidente da câmara já está inteirado das “conclusões relativamente aos fundos comunitários”, adiantou o próprio na reunião de câmara. O vereador da oposição pediu “atenção” sobre esta questão porque “o Governo tem tendência a direcionar os fundos das regiões para as necessidades do estado central”.

Subsídios A proposta de subsídio no valor de 18.135,63 euros para adiantamento ao contrato-programa da Associação Desportiva Sanjoanense (ADS) foi aprovada unanimemente. A proposta de apoio à organização do torneio de petizes no valor de 200 euros foi aprovada unanimemente. A proposta de apoio à organização do Campeonato Regional de Kickboxing e Muaythai no valor de 200 euros foi aprovada unanimemente.

Bolsas A câmara municipal recebeu 93 candidaturas às Bolsas de Estudo ao Ensino Superior. Das 93 candidaturas, 79 reúnem todos os critérios exigidos pelo regulamento, mas apenas 40 vão usufruir deste apoio ao estudo no ensino superior.
O vereador da oposição, Paulo Cavaleiro, relembrou que este apoio é do tempo em que a sua homóloga, Fátima Roldão, era vereadora na autarquia sanjoanense. Doravante, “a câmara deveria ponderar regras para candidatos que ficam à risca” de não receber a bolsa. “As vereadoras da Ação Social e da Educação vão ponderar o regulamento”, afirmou Jorge Sequeira. A proposta para aprovação da lista das candidaturas admitidas para as Bolsas de Estudo ao Ensino Superior foi aprovada por unanimidade.

F.O.R.A. A proposta para o programa F.O.R.A. (Fomentar Outras Realidades de Aprendizagem), Erasmus Municipal foi aprovado com cinco votos a favor do PS e duas abstenções da coligação PSD/CDS. O programa oferece uma viagem a dois alunos do 12.º ano de cada agrupamento de escolas e do Centro de Educação Integral (CEI), acompanhados de professores e elementos da câmara municipal, durante três a cinco dias, de preferência a uma cidade geminada com S. João da Madeira ou outra com quem tenha parceria no âmbito do programa Erasmus Mais. Este é “um compromisso eleitoral do PS” que a câmara irá executar em “articulação” com os agrupamentos de escolas e o CEI. Os vereadores da oposição concordam com esta iniciativa, apresentada como uma das medidas do programa eleitoral socialista, mas olhando para o documento “há falta de ambição. As coisas deviam de ser mais ponderadas”. “Estamos disponíveis para melhorar a proposta”, retorquiu o presidente Jorge Sequeira.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas