a informação essencial
Pub

Prana lançam novo álbum na Criatividade

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Os Prana lançam o novo álbum “Ser Nenhum” no dia 16 de fevereiro, pelas 22h00, na Casa da Criatividade.
Um, dois, três e tudo começou com um era uma vez o João (guitarra) e o Miguel (voz), um ambiente relaxado, umas noites de Verão, amigos, guitarras, cerveja e um jardim.
Eles “conheceram-se musicalmente nesse jardim e começaram a ver nessas sessões algo que merecia ser levado um pouco mais a sério”. O Verão terminou, conheceram o Diogo (bateria) e as sessões “transformaram-se em ensaios e assim nasceram os Prana”, lê-se na biografia da banda sanjoanense que “da miscelânea de gostos e influências que tinham, foram moldando e esculpindo o som até se encontrarem”.
O primeiro tema foi Cordula, depois desses tantos outros e o projeto começava cada vez mais a crescer. Os concertos em bares locais, festas, pequenos festivais até que gravaram o EP “1”, em 2008, nos estúdios da Numérica, com João Nuno como produtor. O seu primeiro trabalho era composto pelos seis temas preferidos que foram dados a conhecer um pouco por todo o país.
Mais tarde, apareceu o primeiro álbum “Trapo Trapézio”, gravado nos Estúdios da Valentim de Carvalho e produzido por Nelson Carvalho.
Os novos desafios começaram a elevar a fasquia com a banda sanjoanense a estar entre os “Novos Talentos Fnac” com o tema “Etanol” e a conhecer “o adorável novo mundo” da rádio e da televisão. Os Prana estiveram em programas como o 5 para a meia noite, Top+, Planeta Música, na Portugália, foram disco Antena 3 e pisaram os palcos das Queimas do Porto, Coimbra, Aveiro, entre outros.
O segundo álbum “O Amor e Outros Azares” foi gravado entre 2012 e 2013 nos Estúdios da Valentim de Carvalho.
"O Amor e Outros Azares" é uma conversa cantada sobre isso mesmo, o amor. “Do Amor. Mas o amor pode ser perigoso. E tal como nos pode deixar a voar de alegria, também nos pode atirar para o mais negro dos poços e é sobre este lado mais sombrio do Amor que os Prana se debruçaram!”, explicam os próprios na sua biografia.
Agora é tempo de a banda sanjoanense apresentar o seu mais recente trabalho “Ser Nenhum” com o primeiro concerto de apresentação a ser feito na Casa da Criatividade.
Os Prana chamaram João Bessa para os comandos da produção deste trabalho que conta com 13 temas, o mais longo do projeto sanjoanense.
O terceiro álbum da banda sanjoanense é sobre os seus “novos caminhos, do rock e da eletrónica, e conta as histórias - deles e de todos - de amor, de revolta, do olhar para dentro e em volta”, adianta a Casa da Criatividade.

Teatro para miúdos e graúdos

A peça “Areias, imaginar o gigante”, teatro infantojuvenil, sobre no dia 17 de fevereiro, pelas 11h00, ao palco dos Paços da Cultura.
Um teatro “visual, poético e contemplativo sobre as cores que unem a terra” em que “uma menina bordava os nomes dos camelos debaixo das montanhas, onde o ouro se dilatava em fios de água coloridos. Delicadamente, extraia das areias um tesouro submerso que os antepassados guardaram...”, adianta o dossiê da programação cultural da autarquia sanjoanense.
O teatro “Guarda Mundos”, destinado a jovens e adultos, realiza-se a 23 de fevereiro, pelas 21h30, nos Paços da Cultura.
“Que memórias estão presentes nas roupas que vestimos ou nos objetos que utilizamos ao longo de uma vida? Que histórias ficam guardadas em gavetas? O que guarda um guarda-fatos?”. As respostas para estas e outras questões estão no “Guarda Mundos”, “um espetáculo construído sobre um objeto muito particular, o guarda-fatos” que é “na infância símbolo de refúgio e de portal para uma outra dimensão, capaz de atrair a curiosidade das crianças e as catapultar para o universo da imaginação”, segundo o mesmo documento.
Esta peça de teatro é “uma viagem vertiginosa com uma paisagem recheada de personagens grotescas, num espetáculo acrobático, com uma forte componente visual e simultaneamente mágico”, lê-se na programação cultural, considerando “Guarda Mundos” como “um mergulho no espaço íntimo, uma viagem pelo imaginário individual com uma paisagem recheada de medos, desejos e sonhos”.

Banda de Música é a primeira a mostrar quem é em “Somos Nós”

O projeto “Somos Nós” pretende dar a conhecer os artistas e as instituições sanjoanenses.
A Banda de Música de S. João da Madeira, a mais antiga instituição da cidade, é a primeira a mostrar quem é em “Somos Nós”. O espetáculo está marcado para o dia 25 de fevereiro, pelas 17h00, nos Paços da Cultura.

Bilhetes à venda nos locais habituais

Os bilhetes para estes espetáculos podem ser adquiridos em BilheteiraOnline (http://cmsjm.bol.pt/), Paços da Cultura, lojas FNAC, CTT, Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, a linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO e os Quiosques Serveasy.

Programa cultural em março...

Encontro de fadistas locais, dia 2, 21h30, Paços da Cultura

Papim, dia 3, 11h00, Paços da Cultura

Cine S. João, dia 8, 21h30, Paços da Cultura

Aldina Duarte, dia 9, 22h00, Casa da Criatividade

Ópera de Câmara “A Tabacaria”, Fernando Pessoa, dia 17, 22h00, Casa da Criatividade

As Pessoas de Fernando, dia 21, 21h30, Paços da Cultura

Comentários

Pub

Notícias relacionadas