a informação essencial
Pub
Partilha

“European Challenges & Opportunities” culminou com iniciativa no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

Tags

Projeto encerrou com encontro transnacional na cidade

FOTO: Diana Familiar
Partilha

“European Challenges & Opportunities” culminou com iniciativa no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

O encerramento do “European Challenges and Opportunities” (Desafios e Oportunidades Europeias), financiado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação, realizou-se no dia 24 de outubro, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.
O “European Challenges and Opportunities” decorreu nos últimos dois anos no âmbito de um consórcio coordenado pela divisão de Educação da câmara, que incluiu a Escola Inglesa, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, o Centro de Emprego e o Clube dos Empresários, bem como três entidades estrangeiras provenientes de Inglaterra, Escócia e República Checa.
O projeto dirigiu-se a jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, desempregados ou à procura do primeiro emprego.
A oportunidade foi agarrada por 24 participantes que tinham de apresentar um projeto de vida. A qualidade de todos estes projetos permitiu a realização de estágios e a participação em workshops ligados a variadas áreas nos três países parceiros. O testemunho de alguns dos participantes permitiu perceber a importância desta oportunidade de sair de casa, conhecer novas pessoas, comunicar através de uma outra língua, começar a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, descobrir novas culturas, entre outras.
Neste momento, “todos os jovens estão a trabalhar ou a prosseguir os estudos”, informou Clara Reis, diretora da Escola Inglesa.
Uma prova evidente do “sucesso” deste projeto possível graças aos parceiros que trabalharam “muito bem” nesta “primeira experiência” em conjunto, afirmou Clara Reis.
A continuidade deste tipo de projetos ficou assegurada pelo novo presidente da câmara Jorge Sequeira porque “o empreendedorismo é a razão para a nossa existência como comunidade”, contextualizando que o desenvolvimento industrial da cidade e um grupo de homens - o Grupo Patriótico Sanjoanense -impulsionaram a Emancipação Concelhia de S. João da Madeira. Uma das medidas inscritas na área da educação do programa eleitoral socialista é precisamente a criação de um Erasmus Municipal. Por isso, a continuidade deste tipo de projetos está nos planos do novo presidente da câmara municipal sanjoanense.
Os 24 participantes do projeto vão ter ainda a oportunidade de apresentar os seus projetos e os mais criativos serão convidados a serem incubados na Oliva Creative Factory.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas