a informação essencial
Pub

Prof. Patrício Soares da Silva distinguido pela câmara do Porto

FOTO: Direitos Reservados
FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Natural de S. João da Madeira, o Prof. Patrício Soares da Silva recebeu a medalha municipal de mérito (grau ouro) das mãos do autarca Rui Moreira, no passado dia 9, numa sessão solene de imposição de medalhas da cidade do Porto.
Este ilustre sanjoanense, que estudou no antigo Colégio Castilho, é filho de Rui Marcos Soares da Silva e de Maria Heli Vieira Araújo. O seu avô, Sadi Soares da Silva, era o proprietário do cinema de Cucujães e o seu tio avô, José Soares da Silva, foi o fundador do jornal “O Regional”.
O Prof. Patrício é diretor geral da Área de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da BIAL e professor catedrático de Terapêutica e Farmacologia Clínica, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo sido agraciado, recentemente e uma vez mais, pelo trabalho que vem desenvolvendo há décadas na área da saúde.
Na direção geral da Área de I&D da BIAL, o agora agraciado pela câmara do Porto é responsável por programas de descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos, nomeadamente na área do sistema nervoso central e cardiovascular
Segundo nota informativa da BIAL, nos últimos 15 anos foram levados a cabo sob responsabilidade do doutorado em Medicina, na especialidade de Fisiologia e Farmacologia, mais de 100 ensaios clínicos. É também autor de 370 artigos científicos por extenso em revistas internacionais com sistema de arbitragem, escreveu 20 capítulos em livros científicos e é inventor de 40 patentes internacionais.
Para além do Prémio Gulbenkian de Ciência (2002), foram-lhe atribuídos outros prémios e louvores por mérito científico e tecnológico. Em 2008 foi reconhecido com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante, atribuída pelo na altura Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. 

Comentários

Pub

Notícias relacionadas