a informação essencial
Pub

João Garrau é o novo presidente do Rotary Club

FOTO: direitos Reservados
Partilha

No passado dia 30 de junho, num jantar festivo que reuniu mais de meia centena de pessoas, entre rotários e convidados oriundos de várias partes do país, fez-se mais uma transmissão de tarefas do Rotary Club (RC) de S. João da Madeira.
A até então presidente Conceição Oliveira passou o testemunho a João Garrau (ver coluna), que ficará à frente da presidência do clube rotário até 30 de junho de 2018. Deu-se, assim, cumprimento a uma regra do movimento rotário, pois os mandatos renovam-se a cada ano com início a 1 de julho, conforme refere nota informativa enviada ao labor pelo RC sanjoanense.
Também segundo o comunicado, na ocasião, marcaram presença diversas entidades rotárias, entre as quais governadores e “past governadores”, bem como o presidente da câmara, Ricardo Figueiredo. E, além disso, a confraternização iniciou-se com a entrada de uma nova associada para o Rotaract Club, clube de jovens afecto ao Rotary Club.

Clube atribui título de sócio honorário a Ricardo Figueiredo
Chegado o período de intervenções, destacou-se a de Ricardo Figueiredo, que atribuiu particular significado ao facto de ele próprio ser filho de um fundador do Rotary Club de S. João da Madeira e de aquela ser a sua última intervenção em eventos rotários enquanto presidente da câmara.
O autarca, mais uma vez, realçou o papel importante que o RC tem junto da comunidade sanjoanense, afirmando a sua certeza de que, seja quem for o seu sucessor, “a câmara dará continuidade a projetos de colaboração, nomeadamente à entrega do Palacete dos Condes para o funcionamento da Universidade Sénior. Na altura, usaram igualmente da palavra Abílio Lopes, Governador do Distrito 1960 (centro/sul do país), representantes de clubes presentes e um representante regional do Rotaract.
Já o clube de serviço, em reconhecimento das excelentes relações que mantém com Ricardo Figueiredo”, resolveu nomeá-lo seu sócio honorário, decisão que se materializou com a imposição do pin do RC pelo sócio fundador Flores Santos Leite.
E ainda durante o jantar, os pintores Mónica Coutinho e Jorge Miguel, ambos professores na Universidade Sénior, pintaram, a partir de materiais improvisados, uma aguarela, que foi leiloada no final. De salientar que a receita deste leilão reverteu a favor de um projeto solidário do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC), ali representado por Cristina Silva. A responsável agradeceu a iniciativa, explicando que esses fundos, bem como outros já angariados, se destinam a apoiar uma jovem, com graves problemas de dentição.

Novo líder rotário aposta na orientação vocacional dos jovens
Conceição Laranjeira, no seu último discurso como presidente, elogiou e agradeceu a colaboração de todos os companheiros, passando em revista os múltiplos projetos em que o RC está empenhado, com destaque para as bolsas de estudo, Sopa Solidária e Universidade Sénior.
Por sua vez, e já no final, João Garrau traçou as linhas gerais do seu projeto de liderança, onde se destaca o tema da orientação vocacional dos jovens, através de iniciativas que os “ajudem a alcançar as metas da educação, a aperfeiçoar as competências, a aumentar os índices de autoconfiança e de motivação”.
Para além disso, o novo líder rotário prometeu dar continuidade aos projetos do clube, para o que contará com o apoio e a união de todos os membros do clube. Conforme referiu, o Rotary Club de S. João da Madeira inicia o ano rotário de 2017/18 com as expetativas de alcançar novos patamares na sua ação e de ver realizados alguns dos seus sonhos, nomeadamente o da instalação da sua Universidade Sénior no Palacete dos Condes.
 
 
Quem é João Garrau?
João Garrau nasceu em Sesimbra, distrito de Setúbal, a 9 de abril de 1973. Após uma infância dividida entre a escola e a ajuda aos seus pais, ambos comerciantes, ingressa, em 1995, no Instituto Superior Politécnico Internacional, em Lisboa, para iniciar a sua formação superior em Gestão Hoteleira. Em 2004, inicia a Pós-Graduação em Gestão Hoteleira e Turismo (ISPI, Development System, Hotel Sheraton) e, em 2008, efetua o Curso de Graduação em Direção Hoteleira (Turismo Portugal). Em 2012, frequenta sessões de coaching para desenvolvimento pessoal e profissional, opção que teve grande impacto significativo na sua vida.
Após o desempenho de funções em vários hotéis, nomeadamente o Aparthotel Villas de Sesimbra, o Hotel Mélia Confort Oriente e o Hotel Costa da Caparica, é convidado pela direção de operações para assumir a responsabilidade operacional e abertura do WR Hotel em S. João da Madeira, tendo, em novembro de 2006, assumido a direção da unidade hoteleira na qual ficou até abril 2016. Em agosto de 2013, é convidado pela administração para assumir o Hotel do Caramulo, acumulando até julho de 2015, as funções de diretor nas duas unidades hoteleiras. Foi orador convidado em eventos promovidos pelo Clube Empresários de S. João da Madeira, pela Powercoaching e pelo Instituto Politécnico de Tomar.
A partir de abril de 2016, decide dar um novo rumo à sua vida e focar-se em áreas como a educação e o coaching, criando a YGMA - Young Global Makers Academy, que, entre outros objetivos, procura desafiar os profissionais de educação a possuírem um conjunto de técnicas que ajudem a alcançar as metas da educação, a aperfeiçoar as competências, a aumentar os índices de autoconfiança e de motivação, procurando, assim, responder à necessidade de renovação dos contextos educativos. Casado, desde outubro de 1999, com Vanda Garrau, gestora da Carol & Brothers, empresa de customização de roupa e calçado para bebés, tem três filhos.
 

Comentários

Pub

Notícias relacionadas