a informação essencial
Pub
Partilha

Programa comemorativo termina no final do mês com concerto de Jorge Palma

Tags

Município celebra 91 anos

Partilha

Programa comemorativo termina no final do mês com concerto de Jorge Palma

As comemorações dos 91 anos da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira são um dos grandes destaques da programação camarária de outubro. Através de um programa que inclui diversas iniciativas, desde o cinema à música, passando ainda pela arte, moda, desporto, etc., a autarquia tem vindo a assinalar desde o início do mês esta conquista alcançada em 1926 que teve como motor a ação do “Grupo Patriótico Sanjoanense”.
Ontem, quarta-feira, Dia do Município, houve a celebração de uma missa em memória de autarcas e funcionários falecidos, seguida de romagem aos cemitérios para deposição de coroas de flores nas sepulturas de autarcas e bombeiros sanjoanenses falecidos. A manhã contou ainda com o hastear de bandeiras, no largo junto ao Fórum Municipal, com a presença dos bombeiros voluntários sanjoanenses, e uma sessão solene no salão nobre daquele edifício público.
A jornada festiva terminou ao final da tarde com a inauguração da segunda edição da exposição “Mostra-me como era… S. João da Madeira”, de Francisco Matos, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

S. João da Madeira em festa em outubro

A festa dos 91 anos do concelho prossegue este sábado, pelas 17h00, no Museu do Calçado/Museu da Chapelaria, com a 4.ª Mesa Redonda “Moda Indústria. Moda Arte”, com Kobi Levi e Maor Zabar, e o XXII Grande Prémio Internacional de Atletismo, pelas 19h00, em frente ao Fórum Municipal.
Domingo, entre as 17h00 e as 19h00, são inauguradas as exposições “Os assombrosos sapatos de Kobi Levi”, no Museu do Calçado, e “Por favor, não coma os chapéus do Maor Zabar”, no Museu da Chapelaria.
Quinta-feira, 19 de outubro, sobe ao palco da Casa da Criatividade, às 11h00 e 14h30, o projeto baseado em textos de Fernando Pessoa “Pessoas de Fernando” - uma performance ao vivo que transporta para o palco o conteúdo do cd editado recentemente, a 11 de janeiro último. Trata-se de um álbum concetual, em que todos os poemas ou excertos de poemas surgem fundidos com ambientes sonoros e/ou musicais ou sob a forma de canção.
No sábado seguinte, pelas 21h30, também na Casa da Criatividade, é levada à cena “Esta noite choveu prata”, com Sinde Filipe. Com esta peça, uma adaptação, encenação e representação confiadas a um dos mais conceituados atores portugueses, a C2E abraça um género teatral novo para a produtora. Três personagens, com cromatismos e registos completamente diferentes, são recreados pelo mesmo ator
Dia 27, às 21h30, tem lugar mais um concerto nos Paços da Cultura no âmbito do Musicatos. Trata-se, desta feita, de um recital de piano com Luís Vicente.
Um concerto acústico de Jorge Palma, no sábado 28 de outubro, pelas 21h30, na Casa da Criatividade, encerra com chave de ouro o cartaz festivo. Em S. João da Madeira, o compositor, poeta, intérprete e exímio pianista surge ao lado de Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião) - Vicente na guitarra, no piano ou na voz, acompanhando Jorge Palma em alguns dos temas que juntos já tocam há mais de uma década, e Gabriel oferecendo a sonoridade do seu acordeão para criar ambientes verdadeiramente íntimos e especiais.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas