a informação essencial
Pub

S. João da Madeira comemora 33 anos da elevação a cidade

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

O 33.º aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade é assinalado no dia 16 de maio. O programa comemorativo estende-se um pouco por todo este mês com espetáculos, exposições, apresentações de livros, atividades desportivas e muito mais.
O programa começou no dia 9 com comemorações do Dia da Europa e continua com o espetáculo de Carminho: Fado amanhã, dia 12, pelas 21h30, na Casa da Criatividade.
A Corrida da Família, organizada pela Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de S. João da Madeira (SJM), realiza-se este domingo, dia 14 de maio, pelas 10h00, no Parque Urbano do Rio Ul. O espetáculo Sanjoanix com Pedro Neves, humorista sanjoanense, chega este domingo, dia 14, pelas 21h30, à Casa da Criatividade.
A comemoração oficial do 33.º aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade começa no dia 16 de maio com uma visita às obras em curso, das 9h30 às 13h00, e termina com uma sessão solene, pelas 21h00, na Casa da Criatividade. Pelo meio há a inauguração da exposição “Luís Pinho. O absoluto da arte numa obra inacabada”, às 18h30, nos Paços da Cultura.
O programa comemorativo apresenta a Festa Convívio 16 de Maio no dia 17, pelas 15h00, no Espaço Intergeracional 16 de Maio e a inauguração da sede da Associação Comercial, às 19h00, com a apresentação de “Comércio Nosso”.
A pintura de um mural pelo ilustrador Gustavo Mesk marca o início de um projeto de Street Art em espaços públicos sanjoanenses com a curadoria do artista Francisco Pessegueiro. O Mural 90 anos ganhará vida no dia 18, pelas 14h00, no Centro Coordenador dos Transportes.
A mesa redonda “Moda Indústria. Moda Arte” será mais tarde, por volta das 17h30, no Museu da Chapelaria. Os convidados são os designers e chapeleiros espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián.
Uma das grandes novidades será o lançamento do Cine S. João, o Clube de Cinema, no dia 18, às 21h00, nos Paços da Cultura. O Cine Clube estreia com o filme “A Mãe É Que Sabe” do realizador Mário Rocha que estará presente.
A iniciativa é organizada pela Associação de Promoção da Juventude (APROJ), com o apoio da Câmara Municipal (CM) de SJM e em parceria com o Cine Clube de Arouca.
O Cine Clube decorrerá todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, pelas 21h00, nos Paços da Cultura.
A Caminhada pela família, assinala o Dia da Família, no dia 19, às 21h00, e conta com a organização do Núcleo de Ensino Estrela Guia. O espetáculo “O último turno” regressa às 21h30, ao Museu da Chapelaria.
Já a exposição “Tocados por Pablo e Mayaya” é inaugurada no dia 20, pelas 17h00, no Museu da Chapelaria, e a Gala do Dia dos Campeões realiza-se às 20h00 na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory.
O convívio distrital dos bombeiros está marcado para os dias 20 e 21 de maio com acampamento de cadetes e infantis no Complexo Desportivo Paulo Pinto.
O programa apresenta o Encontro de Coros no dia 21 de maio, pelas 16h00, na Casa da Criatividade.
A Tuna dos Voluntários de SJM organiza a iniciativa que reúne os coros Amigos da Música de Espinho e da Faculdade de Letras do Porto e antigos orfeonistas da Associação Académica de Coimbra.
A Carta Desportiva será posta a debate no dia 22, às 21h15, nos Paços da Cultura.
O projeto “Aqui há talento!” regressa dia 24, às 21h30, à Escola Secundária Oliveira Júnior. A mesa redonda Por uma Europa de Valores realiza-se no dia seguinte, 21h00, pelo Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.
O programa comemorativo encerra com o Concerto Comemorativo de 25 anos de Coro de Câmara no dia 27, pelas 21h30, na Casa da Criatividade e com o Picnic repleto de atividades e animação no dia 28, pelas 14h00, no Jardim Municipal da CM de SJM.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas