a informação essencial
Pub

Quem não se lembra do seu professor da primária? Ou como se diz agora do seu professor do 1º ciclo?

Partilha

Foi provavelmente um dos nossos primeiros ídolos. Parecia saber tudo e ser detentor da chave de todo o universo. Com ele ou com ela, aprendemos a ler, a escrever, a dizer a tabuada, a fazer contas e a identificar os rios… Mas aprendemos muito mais do que isso, aprendemos também a aprender, a ser, a estar e a fazer.
No Centro de Educação Integral, privilegiamos uma educação personalizada, desenvolvida em parceria com as famílias e assente em práticas pedagógicas ativas e inovadoras, aliadas à experiência e excelência da equipa educativa e na qualidade das instalações e espaços verdes, com um objetivo: o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança.
É através do Plano de Desenvolvimento do Aluno – PDA que, famílias, professores e aluno definem o seu caminho de aprendizagem. Com o PDA ajustamos os melhores métodos e estratégias face às metas e objetivos definidos por todos, assegurando um trabalho verdadeiramente personalizado e adequado ao ritmo de desenvolvimento de cada criança.
Ao longo dos quatro anos do 1º ciclo, é função de cada professor descobrir e desenvolver os talentos que cada criança tem: quer sejam na área da matemática e raciocínio lógico, ciências e descobertas, como também nas artes e criatividade, relacionamento interpessoal e no desporto. Para isso, todos os alunos do CEI têm acesso a um currículo diversificado, abrangente e inovador, cujo objetivo é ajudá-los a desenvolver e a descobrir todo o seu potencial, para a excelência no Português, Matemática, Estudo do Meio, Inglês, Música, Xadrez, Filosofia para crianças, Informática, Programação e Robótica, Dança artística, Natação, Ginástica e Judo. Assim, o 1º ciclo desenvolve-se em equipas pedagógicas pluridisciplinares, com professores especializados nas diferentes áreas disciplinares, que promovem uma crescente autonomia e responsabilidade dos alunos.
Mas os desafios da sociedade de hoje e do futuro exigem não só pessoas altamente desenvolvidas intelectualmente, mas também que sejam proativas, criativas, capazes de trabalhar em equipa, responsáveis e dinâmicas. É neste pressuposto que assenta o desenvolvimento do programa “O Líder em Mim”, reconhecido internacionalmente e que vem reforçar a componente socioemocional do nosso Projeto Educativo.
Também a interação entre alunos de várias idades, o trabalho por projetos e os projetos transversais que desenvolvem a autonomia, a responsabilidade, a possibilidade de construírem conhecimentos e liderarem a sua própria aprendizagem, são fatores fundamentais para os alunos crescerem enquanto pessoas. Podemos ensinar os tipos de solos a alunos do 3º ano através das imagens do livro ou levando-os para a natureza para encontrarem e medirem a impermeabilidade dos solos que encontrarem pelo caminho... Ambos ensinam, mas em qual é que os alunos aprendem? No CEI, acreditamos que a 2ª alternativa funciona melhor.
Mas o nosso trabalho só poderá ter excelentes resultados, quando é realizado em parceria com as famílias. No CEI, investimos muito tempo no contacto com as famílias, quer seja através de contactos diretos pontuais, momentos de partilha e formação, reuniões de avaliação ou mesmo oficinas em família bem divertidas. Uma família que VIVA o 1.º ciclo do seu filho(a) será uma família que crescerá em conhecimento e cada um dos seus membros como pessoa.
Assim, frequentar o 1º Ciclo no CEI não é apenas divertido e saudável, é também a oportunidade de criar bases sólidas para o desenvolvimento cognitivo e emocional que irão permitir a cada criança crescer numa família FELIZ e ser um adulto feliz.
Centro de Educação Integral

Comentários

Pub

Notícias relacionadas