a informação essencial
Pub

Comemoração do 25 de Abril terminou com sessão sobre Portugal depois da Revolução

FOTO: Direitos Reservados
FOTO: Direitos Reservados
Partilha

As comemorações do 25 de Abril em S. João da Madeira, promovidas, este ano, em conjunto pela Assembleia Municipal, Câmara e Junta de Freguesia, terminaram com um segundo painel temático sobre Portugal depois da Revolução, no último sábado. Sendo este um complemento ao painel anterior realizado uma semana antes sobre a realidade do país antes da Revolução.
A sessão contou com as intervenções dos arquitetos Gomes Fernandes (ex-Secretário de Estado do Ordenamento e Ambiente e ex-vereador da Câmara Municipal do Porto) e Joaquim Milheiro (dirigente do setor de Ordenamento, Planeamento e Ambiente da Câmara de S. João da Madeira), Manuel Carlos Silva (ex-diretor-geral da Apiccaps), o investigador Pedro Nuno Oliveira (Universidade do Porto) e Joaquim Almeida (ex-Coordenador da União dos Sindicatos de Aveiro). A moderação esteve a cargo de Clara Reis, presidente da Assembleia Municipal sanjoanense.
Os arquitetos Gomes Fernandes e Joaquim Milheiro “traçaram linhas sobre o que mudou ao nível do urbanismo”, enquanto Manuel Carlos Silva “focou-se em particular numa abordagem ao desenvolvimento económico das últimas quatro décadas”. Por sua vez, Pedro Nuno Oliveira “juntou temas como a saúde e a educação na sua intervenção”, cabendo a Joaquim Almeida “lançar um olhar sobre as conquistas dos trabalhadores”, informou a autarquia através de comunicado.
 
Distinguidos vencedores de concurso de cartazes
No âmbito desta sessão, o presidente da câmara, Jorge Sequeira, distinguiu os vencedores das diferentes categorias do Concurso de Cartazes do 25 de Abril dirigido aos alunos das escolas sanjoanenses. A cada um deles, Jorge Sequeira entregou um Cartão Anual da Casa da Criatividade e Paços da Cultura de S. João da Madeira, “para que possam beneficiar de vantagens no acesso a espetáculos nesses equipamentos municipais”, lê-se no comunicado.
Os jovens autores premiados foram Miguel de Ferreira Bastos (Espadanal), Lee Mendonça Humphrey (Oliveira Júnior), Mariana Oliveira Pardal (Oliveira Júnior) e Rui Gonçalo Florêncio (Serafim Leite).
Os cartazes vencedores estiveram patentes no edifício da Torre da Oliva, integrados na exposição sobre o 25 de Abril até ao dia 1 de maio, tendo por base o acervo reunido por Joaquim Jorge Araújo, que se envolveu ativamente nesta iniciativa.  

Comentários

Pub

Notícias relacionadas