a informação essencial
Pub

Aluna da “João da Silva Correia” participa em Seleção Nacional EYP

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Com cerca de 130 jovens provenientes de 13 escolas de Portugal e da Europa

O Agrupamento de Escolas João da Silva Correia (AEJSC), de S. João da Madeira, foi selecionado, a nível nacional, para participar na 37ª Sessão de Seleção Nacional EYP (European Youth Parliament) que decorreu em Cascais, Capital Europeia da Juventude, entre os dias 19 e 22 de abril, refere nota informativa remetida ao labor.
No âmbito do Clube Europeu JSC, e sob a coordenação da professora Isabel Gomes, a aluna do 11º D Ana Benedita foi escolhida para participar, com cerca de 130 jovens provenientes de 13 escolas de Portugal e da Europa, neste evento em que os jovens são convidados a analisar e a debater questões prementes que afligem a sociedade e a encontrarem possíveis soluções.
De acordo com o texto recebido pelo jornal, a cerimónia solene de abertura teve lugar no Centro Cultural de Cascais, contando com a presença de diversas personalidades, designadamente Ana Cerqueira, vice-presidente EYP Portugal, Catarina Marques Vieira, comissária da Capital Europeia da Juventude, Paul King, representante da NATO, José Eduardo Feio, presidente da APPEJ, Gérson Jesus e Mafalda Fonseca, da comissão de organização, Halyna Virt, presidente da Sessão Nacional, e Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.
A partir do tema “Innovating and Shaping the Future of Young Europe”, os participantes, inclusive a estudante sanjoanense, tiveram a oportunidade de debater as matérias europeias e exercer o seu poder de cidadania, bem como usufruir de momentos de partilha e intercâmbio culturais.
“Durante estes dias, para além de praticar e melhorar as minhas aptidões relativamente ao Inglês, tive a oportunidade de conviver com outros jovens, conhecer a sua maneira de ser, estar e pensar, jovens que fizeram parte do meu comité (ENVI I). Por este motivo, partilhámos quatro dias em que, para além de, como referi, poder conhecermo-nos e passar o máximo de tempo possível juntos, debatemos ideias, dado que era esperado que fôssemos capazes de discutir, em equipa, um assunto tão importante como é o desperdício de comida”, afirmou, a propósito Ana Benedita, acrescentando: “para este problema, tivemos de arranjar soluções (de preferência, soluções “fora da caixa”, soluções das quais ninguém se tinha lembrado ou que, pelo menos, tinham sido pouco exploradas) e, no final, apresentá-las aos restantes participantes, de modo a que estes as pudessem avaliar, criticar e sugerir alterações às mesmas. Do mesmo modo, era esperado que eu e os meus colegas apresentássemos soluções para problemas tão variados como a obesidade infantil e a relação entre a NATO e a PESCO”.
No comunicado, o AEJSC adianta que a participação desta sua aluna “insere-se numa perspetiva mais global e abrangente de proporcionar aos nossos discentes um alargar de horizontes no sentido de um desenvolvimento integral para uma cidadania que se quer ativa e responsável”.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas