a informação essencial
Pub

CEI recebeu intercâmbio de alunos

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

O Centro de Educação Integral (CEI) recebeu de 10 a 14 de abril o 1.º Intercâmbio de Alunos no âmbito do projeto “Let’s become mathematicians, shall we?” o qual, ao abrigo de uma parceria multilateral Erasmus+, prevê a partilha de boas práticas na área do ensino e aprendizagem desta disciplina, bem como a promoção das competências lógico-matemáticas em crianças e adolescentes dos seis países participantes – Portugal, Noruega, Polónia, Itália, Hungria e Lituânia.
“Foi assim com visível alegria e excitação que alunos e professores deram as boas-vindas aos 42 alunos e professores estrangeiros que nestes dias participaram nas inúmeras atividades organizadas com o intuito de demonstrar quão divertida e útil poderá ser a aprendizagem e o estudo da matemática”, descreveu o centro, em comunicado, salientando “quer a apresentação do colégio, quer a dinamização das diferentes atividades que decorreram ao longo de toda a semana”.
O CEI destaca, entre as atividades organizadas, “os workshops de partilhas de boas práticas no qual todos os países parceiros apresentaram e colocaram em prática jogos, estratégias e atividades que, de uma forma ou de outra, proporcionaram de forma mais lúdica e agradável, o incremento deste tipo de competências, enquanto desafiaram as mentes de crianças e jovens a irem mais longe no seu raciocínio, atenção e concentração, bem como na aplicação destes a situações do quotidiano”. Os alunos participaram “em inúmeros workshops de xadrez, robótica, sudoku e culinária, o que lhes permitiu experienciar de forma mais intensa e complexa as inúmeras aplicações matemáticas, bem como a forma como estas tornam o nosso dia a dia mais produtivo e eficiente. Para além disso, trabalharam o seu cálculo mental através de desafios como o Jogo do 24, divertiram-se e fizeram exercício físico e mental enquanto participaram no peddy-paper matemático e mostraram os seus dotes artísticos ao prepararem uma cup song com que brindaram as famílias que os acolheram em suas casas”, acrescentou o centro em comunicado. O CEI salienta ainda “entre todos os alunos e professores a vontade de comunicar, conhecer novas formas de estar, agir, falar e aprender enquanto se reforçavam laços de amizade que, pelo convívio intenso ao longo destes dias, se tornaram para uns e outros absolutamente inesquecíveis”. Não esquecendo o papel dos pais no acolhimento de 30 alunos estrangeiros e descoberta de rotinas e hábitos portugueses. Os alunos agradeceram com um pequeno show cultural que “divertiu” e “comoveu” todos os envolvidos.
Todos estes dias ficaram marcados pelo “trabalho intenso, mas também de alegrias e aprendizagens inúmeras que proporcionaram a toda a comunidade do CEI momentos inesquecíveis que certamente perdurarão na memória e coração de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, participaram nas atividades desta semana”, concluiu o centro em comunicado.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas