a informação essencial
Pub

200 Pessoas assistem a conferência de Marketing Digital

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

No Isvouga

A 2ª conferência de Marketing Digital Centro Norte de Portugal realizou-se no dia 13 de abril no ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira. A apresentação do evento, numa organização do MKT: LAB do ISVOUGA, esteve a cargo de Jorge Remondes, responsável pelo laboratório de marketing, coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e eCommerce, e Ana Canavarro, docente da mesma pós graduação e formadora de Marketing Digital, informou o ISVOUGA em comunicado enviado à redação.
Depois de Teresa Leão, diretora da instituição de ensino superior, dar as boas vindas, seguiu-se a primeira intervenção da conferência a cargo de André Novais de Paula. Este formador do Atelier Digital da Google partilhou com os presentes os passos necessários para a definição de uma estratégia eficaz de marketing digital, frisando ainda que o domínio das ferramentas digitais também é fundamental.
Seguiu-se Cristina Veríssimo, diretora de Marketing na Amorim Cork Composites, trazendo um caso de marketing digital B2B, que assenta no mapeamento dos ecossistemas dos segmentos e caraterização das buyer personas e key stakeholders na cadeia de valor. Na ocasião, a oradora defendeu ainda que é de crucial importância o mapeamento da customer journey e a criação de novos touchpoints de comunicação para suportar a definição adequada de novos canais e suportes de comunicação digital. Já Daniel Pereira, diretor executivo da MindSEO, sublinhou que é importante análise de dados em Marketing Digital como apoio ao processo de tomada de decisões.
De salientar que este primeiro painel foi moderado José Gradim, docente do ISCET, consultor e formador de quadros empresariais.

Facebook é a 6ª marca do retalho português com maior número de seguidores
Dedicado ao social media e sob moderação de Letícia Sacramento, fundadora da Let It Sweet e pós-graduada em Marketing Digital e eCommerce pelo ISVOUGA, o segundo painel teve como primeiro orador Jorge Queirós, Head of Communications na DeBorla, que analisou o sucesso da marca no facebook, a sexta marca do retalho português com maior número de seguidores.
Pedro Fonseca, diretor da Agência Kaksi Media, foi o interveniente que se seguiu orientando a sua apresentação para o content marketing e destacando que o mais importante são a mensagem e as histórias que se contam.
Por sua vez, Tiago Nogueira, consultor e formador especializado em Marketing de Influência, falou da importância dos influenciadores e microinfluenciadores na estratégia de comunicação digital através de plataformas de social media, onde se incluem as redes sociais.

Regulamento Geral de Proteção de Dados em foco
Subordinado ao tema “eCommerce”, o terceiro painel contou com a participação de Ricardo Oliveira, General Brand Manager da Lemon Jelly. O especialista apresentou o plano de ecommerce da marca, canal de vendas que visa atingir no prazo de cinco anos 25% das vendas globais desta marca de calçado portuguesa com acabamentos únicos, palmilhas de secagem rápida e controlo de odor. Sublinhou ainda que 53% dos acessos ao site da Lemon Jelly são via mobile e 55% das vendas via mobile.
Pedro Bordonhos, Head of eCommerce no Grupo Lanidor, descreveu o percurso de ecommerce seguido pelo grupo e chamou a atenção para o facto do novo cliente não distinguir canais (offline/online). Alguns dos pilares do eCommerce são a comunicação (email, sms, push notifications, chat pró-activo, redes sociais, Google) e os serviços (devolução em loja off-line, entregas em 24 horas, entre outros). Finalmente, referiu o mobile commerce como um desafio.
Por sua vez, Jorge Simões, Head of eCommerce & Omnichannel na Sportzone falou não só de ecommerce mas de transformação digital porque primeiro é preciso mudar internamente para mudar a perceção que os clientes têm das marcas. “As mudanças começam com as equipas a mudar a sua forma de trabalhar”, referiu segundo o comunicado recebido pelo jornal.
A moderação esteve a cargo de Cristina Cardoso, fundadora e CEO na Thekittycatbox e Pós Graduada em Marketing Digital e eCommerce pelo ISVOUGA.
Estando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) na ordem do dia, Susana Lamas, advogada, docente no ISVOUGA e deputada à Assembleia da República, fechou as apresentações desta iniciativa, apresentando as linhas fundamentais do referido regulamento.
De notar que, já na reta final dos trabalhos, também o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Emídio Sousa, marcou presença, destacando a projeção que a 2ª Conferência de Marketing Digital Centro Norte de Portugal já tem na região.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas