a informação essencial
Pub

Sou Líder da minha aprendizagem e dos meus resultados

Partilha

“Já estamos em 2018.” Foi com a velocidade característica de quem está envolvido e entusiasmado que o 1º período letivo passou a voar. Ainda ontem estávamos no primeiro dia aulas, a receber as crianças e os alunos para mais um ano cheio de descoberta e aprendizagem e já todos foram de férias (bem) merecidas, com os primeiros resultados revelados.
No Centro de Educação Integral sempre consideramos o momento de avaliações muito importante, pois é um momento de paragem, reflexão e mudança de estratégia essencial para chegar ao final do ano com os objetivos alcançados. Por isso, acreditamos que não chega afixar notas numa pauta e esperar que a realidade dos resultados faça magia por si só. Se os resultados são bons, merecem ser celebrados. Se os resultados são menos bons, há que refletir e mudar comportamentos. Por isso, há quase 30 anos que a entrega de avaliações é feita de forma individual e com a presença de professor, família/ encarregado de educação e aluno.
Este ano a novidade surgiu no seguimento de O Líder em Mim, com os “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. Depois de conquistado o Hábito 1 – Sou proativo e também o Hábito 2 - Começo com o objetivo em mente, consideramos natural ser o próprio aluno a liderar a sua entrega de avaliações. Quem melhor sabe com que atenção esteve nas aulas, o que estudou (ou não estudou) para os testes, se está a compreender bem (ou não) uma matéria e o que pode fazer para melhorar? O próprio, é claro! Imaginem o impacto de olhar pai e mãe nos olhos e dizer que podia ter melhores resultados se ao menos tivesse estudado um pouco mais ao invés de ter passado tantas horas no youtube. Não há melhor liderança do que essa!
É este tipo de mudança que estamos a operar no CEI. Há muito que deixámos o discurso de “Ele não faz os trabalhos”, “Ele não estudou”, “Ele não está atento” e começámos a ouvir “Eu devia ter estado mais atento”, “Eu não vou culpar os outros pelo meu comportamento”, “Eu sei que sou capaz de fazer melhor”. É entusiasmante serem eles a eleger as suas áreas de melhoria.
O 2º período está mesmo a começar. É a partir do primeiro dia que cada aluno constrói os resultados que irá mostrar com orgulho na Páscoa! Vamos confiar nas suas capacidades e na sua vontade, vamos ajudá-los a colocar em prática as suas novas estratégias e planos e vamos deixá-los serem líderes da sua aprendizagem.
Bom ano 2018!

Comentários

Pub

Notícias relacionadas