a informação essencial
Pub

Let’s become Mathematicians, shall we?

Partilha

No âmbito do projeto de liderança “O Líder em Mim” a partir do qual, crianças e jovens do Centro de Educação Integral aprendem diariamente o que é ser líder de acordo com “Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey, importa destacar o caminho que estamos a trilhar ao nível da aprendizagem da Matemática ao abrigo do programa ERASMUS+.

Mais do que uma parceria multilateral europeia, o CEI coordena uma rede de escolas (Noruega, Polónia, Hungria, Itália e Lituânia) que trabalha com o intuito de melhorar a forma como os alunos olham a Matemática, procurando através da sua curiosidade, trabalho e criatividade, colocá-los no centro do processo de aprendizagem para que se assumam cada vez mais como “pequenos matemáticos”.

Neste sentido, de acordo com a Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner, segundo a qual cada indivíduo detém em si mesmo 8 tipos de inteligência (naturalista, lógico-matemática, lógico-verbal, musical, visual-espacial, corporal e cinestésica, interpessoal e intrapessoal), as quais podem ser mais ou menos desenvolvidas, defendemos que todos os alunos são 100% inteligentes. Para o comprovar, os alunos descobriram a distribuição das suas inteligências ao realizarem um teste sobre estas. Os resultados foram surpreendentes e cada aluno descobriu algo novo sobre si mesmo! De destacar que, ao contrário do esperado, a inteligência lógico-matemática não se encontra nas últimas posições.

Desta forma, colocando em prática o Hábito 1 – “Sê Proativo”, os alunos estão já a integrar a Matemática em inúmeras atividades que desenvolvem ao longo da semana, dentro e fora de sala de aula. Com efeito, os alunos vibram ao concretizarem as suas metas e ambições, seja ao resolverem desafios matemáticos, ao jogarem xadrez ou ao competirem em pequenos torneios de cálculo mental, seja ao contabilizarem as presenças ou a pontualidade, compreendendo-os estatisticamente e desafiando-se com novas metas.

Fazendo ainda jus ao Hábito 2 – “Começa com o fim em mente”, os alunos têm dinamizado também inúmeras atividades no espaço de recreio, demonstrando, não só a aplicação dos hábitos ao lançarem diferentes desafios à comunidade escolar, mas também ao organizarem de forma cada vez mais autónoma, tarefas que preveem a angariação do montante necessário à aquisição de um set de xadrez gigante para o recreio. Esse é o objetivo em mente ao qual ninguém parece ficar indiferente!

É assim que o CEI pretende fazer a diferença na nossa comunidade, investigando, inovando e liderando para que cada criança, cada aluno e cada família possa redescobrir o prazer de aprender Matemática, desafiando-se diariamente para que o dentro e fora de sala de aula, esta seja cada vez mais um aliado para a vida!

Lançamos assim um desafio matemático a toda a comunidade sanjoanense para que, em família, possam redescobrir o entusiasmo pela Matemática, enquanto se divertem a solucioná-lo!

Comentários

Pub

Notícias relacionadas