a informação essencial
Pub
Partilha

Também aposta na promoção de muitas atividades como é o caso da modalidade desportiva Judo

Tags

João da Silva Correia reforça oferta escolar

FOTO: rui Guilherme
Partilha

Também aposta na promoção de muitas atividades como é o caso da modalidade desportiva Judo

A receção aos cerca de 1.945 alunos do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia (AEJSC) está marcada para o dia 13 de setembro.
Os 220 alunos do jardim de infância, os 550 das escolas básicas de 1.º ciclo, os 570 da EB2,3, os 245 do 3.º ciclo e 350 alunos do Ensino Secundário na escola sede são do concelho sanjoanense e de freguesias dos concelhos limítrofes de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis.
O AEJSC tem ao nível do ensino básico o “ensino especializado de música e ensino especializado de dança, ambos em regime articulado, a funcionar quer na EB2,3, quer na escola sede” e “como oferta complementar, no primeiro ciclo, os alunos usufruem de Apoio ao Estudo; no segundo e terceiro ciclos, os alunos frequentam Educação para a Cidadania, uma disciplina que visa o desenvolvimento integral do aluno, dando resposta ao almejado ´Perfil dos alunos para o Século XXI´”, deu a conhecer o próprio ao labor.
Os alunos do 3.º ciclo podem escolher “entre Expressão Dramática e Expressão Musical” e a nível do ensino secundário “oferecemos o curso científico-humanístico de Línguas e Humanidades, o curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias e o curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas. Ainda a nível do ensino secundário oferecemos os cursos profissionais de Técnico de Operações Turísticas, Técnico de Auxiliar de Saúde e Técnico de Mecatrónica”, acrescentou o agrupamento.
O AEJSC alargou “o leque de ofertas nos cursos científico-humanísticos e tem a funcionar, pela primeira vez, o curso de ciências Socioeconómicas” e “indo sempre ao encontro das solicitações e ensejos de alunos e encarregados de educação, funcionará, também pela primeira vez, a disciplina de Geometria Descritiva A”. Os alunos do 12.º ano tiveram ainda a “possibilidade de escolher de entre um variado leque de opções: Biologia; Psicologia B; Física; Química; Economia C; Inglês; e Aplicações Informáticas B”, adiantou o agrupamento de escolas ao labor.
Entre as novidades está a promoção de muitas atividades, “algumas que podemos considerar inéditas, como é o caso da promoção da modalidade desportiva de Judo”, revelou o AEJSC, assegurando, ao mesmo tempo, a “continuidade a diversos concursos internos, como ´O Melhor Escritor´; ´O Melhor Artista Plástico´; e à dinamização de visitas de estudo ao estrangeiro, no âmbito de clubes e de disciplinas curriculares”.
O agrupamento de escolas relativamente à oferta extracurricular destaca a “existência de vários clubes” desde “Desporto Escolar- nas modalidades de Desportos Gímnicos; Natação; Voleibol Infantis; Ténis e Atletismo; Clubes de Teatro; de Guitarra; de Ciência; Interação de Saberes e Clube Europa, entre outros”.
O AEJSC pertence também “a um núcleo de cerca de duas centenas de escolas, a nível nacional, que aderiu à flexibilidade curricular”, tendo “envolvidas quatro turmas do sétimo ano de escolaridade”, salientou ao labor.

O desafio do projeto de autonomia e flexibilidade curricular

Um dos “grandes desafios” do AEJSC “prende-se com a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular” que “trata-se de uma experiência pedagógica inovadora que será implementada em quatro turmas do 7.º ano de escolaridade”.
O projeto “visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo”, disse o AEJSC, citando fonte da Direção-Geral de Educação (DGE).

“Continuar-se-á a primar por um ensino de qualidade”

Neste novo ano letivo de 2017/2018, “como é apanágio deste agrupamento, continuar-se-á a primar por um ensino de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, envolvendo-os num clima de responsabilidade, excelência, cidadania, participação, reflexão e inovação”, assumiu o próprio ao labor.
“Numa escola com grande tradição na cidade, pretendemos manter-nos na vanguarda da excelência do ensino, privilegiando o papel do aluno, enquanto agente construtor das suas aprendizagens, dotando-o de competências que lhe permitam aprender ao longo da vida, cientes de que criatividade, pensamento crítico e capacidade resolução de problemas e tomada de decisões são a base da escola do século XXI”, frisou o AEJSC.
O agrupamento “congratula-se de possuir um corpo docente estável empenhado em construir um percurso formativo orientado para os valores de cidadania e democracia, a par de um pensamento crítico e criativo”, concluiu ao labor.

220 alunos Jardim de Infância
550 alunos Escolas Básicas de 1.º ciclo
570 alunos EB2,3
245 alunos 3.º ciclo
350 alunos Secundário
Total de 1.945 alunos no AEJSC
60 assistentes operacionais
9 assistentes técnicos
Mais de 190 professores

Comentários

Pub

Notícias relacionadas