a informação essencial
Pub
Partilha

Iniciativa organizada pelo Marketing Lab do ISVOUGA contou com mais de uma centena de participantes

Tags

ISVOUGA foi palco da 1.ª Conferência de Marketing Digital do Centro Norte

FOTO: Direitos Reservados
FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Iniciativa organizada pelo Marketing Lab do ISVOUGA contou com mais de uma centena de participantes

No passado dia 18, o auditório do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga acolheu a 1.ª Conferência de Marketing Digital Centro Norte de Portugal, evento cuja apresentação esteve a cargo de Jorge Remondes, docente do ISVOUGA e também responsável pelo Marketing Lab.
Coube à diretora da instituição de ensino superior de Santa Maria da Feira, Teresa Leão, dar as boas vindas aos conferencistas e restantes intervenientes, seguindo-se Paulo Morais, Digital Health & e-Business Manager na Follow Reference, para abrir o leque das intervenções previstas.


Em defesa do marketing digital
Na ocasião, segundo nota de imprensa remetida ao labor, o também docente de Marketing Digital na Pós Graduação em Marketing Digital & eCommerce do ISVOUGA partilhou com a assistência o desafio de comunicar digitalmente no campo da saúde, com as novas ferramentas ao serviço da saúde como a realidade aumentada e novas apps. “O grande desafio é saber como usar as ferramentas digitais e como fazer a monitorização, sendo a implementação neste setor complexa e lenta”, defendeu o orador convidado.
Por sua vez, Sara Valente Santos, Digital Marketing and SEO Consultant & Trainer e ainda professora na ESEV e no IPB, trouxe para esta conferência o caso da Zara e do seu posicionamento e estratégia de marketing digital.
Já André Zeferino, fundador da Work Value Intelligence, consultor em Marketing Analytics e autor do recente livro “Digital Marketing Analytics”, sublinhou a importância das métricas na gestão do marketing digital e, em especial, da necessidade dos profissionais desta área se focalizarem na vertente de negócio.
Este primeiro painel contou com a moderação de Ana Canavarro, investigadora, formadora de marketing digital e autora do blogue marketingdigitalretalho.eu.


“Social media” em foco
O segundo painel, subordinado ao “social media”, teve como primeira interlocutora Rita Saraiva, Digital Marketing Manager at 7Graus, consultora de marketing digital e social media, que analisou o content marketing e explicou que as marcas têm de orientar os seus conteúdos para o que as pessoas gostam de seguir e partilhar nas redes e dar-lhes conteúdos com utilidade prática e que surpreendam.
Seguiram-se Pedro Caramez, Consultor Social Selling, Social Recruiting & Employee Advocacy que orientou a sua comunicação para o LinkdeIn, e Uriel Oliveira, SVP Business & Operations at Cision Portugal, que falou da importância global do Big Data, conjuntos de dados de grande escala e de tratamento e armazenamento complexos, reforçando o papel dos conteúdos e da forma como estes surgem para criar rasto e presença online.
Houve lugar ainda à intervenção de Luís Rasquilha que, a partir de São Paulo (Brasil), onde reside e trabalha, fez uma leitura da evolução do marketing digital e das tecnologias ao seu dispor.
Desta feita, o moderador foi Diogo Monteiro,  fundador e diretor de relações públicas da WOW Agency – Brand Energizers.


Autarca reconhece importância do marketing digital para afirmação do tecido empresarial
Ana Penim, Retail Lover, fundadora do INV – Instituto de Negociação e Vendas e GRA – The Global Retail Academy - foi a primeira a falar no terceiro painel, dedicado ao “ecommerce” e moderado por Vanessa Arlandis, Marketing and Communication Manager at KuantoKusta.
Abordou o posicionamento das marcas ao nível da comunicação. Segundo a especialista, as marcas devem comunicar de forma simples e apelativa, devem construir reputação e credibilidade e comunicar com emoção.
Por seu turno, Pedro Santos, Head of Ecommerce & Mobile at Sonae MC, focou aspectos importantes do ecommerce para os consumidores, como especialista da área do retalho, qual o impacto do ecommerce para os seus clientes através de estudos de mercado mas sobretudo através de um conjunto de novas metodologias de obtenção de dados. Deu como exemplos a plataforma online de compras do Continente. A procura de novas ferramentas como o desenvolvimento de novas apps e a relação de fidelização com os consumidores através do Facebook são objetivos da sua estratégia.
Antero Ferreira, Sénior Project Manager at Farfetch, fez menção ao portal de compras da sua marca e das novas ferramentas associadas à sua atividade como as Consumer App, Offline Cookie, realidade virtual. Outro dos objetivos da Farfetch é empreender, com os players que se queiram associar, uma nova revolução no mercado global do luxo e constituírem, dessa forma, a maior plataforma de moda do mundo.
No encerramento desta iniciativa esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e também líder do Conselho Metropolitano do Porto. Emídio Sousa reconheceu o papel desta organização do ISVOUGA numa região fortemente industrializada e em que, no seu entender, o papel do marketing digital poderá ser preponderante para a afirmação e o desenvolvimento desse tecido empresarial.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas