a informação essencial
Pub

Direção-Geral de Saúde informa sobre a Doença dos Legionários

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Mais informações através do 808 24 24 24

A Doença dos Legionários é uma pneumonia causada pela bactéria Legionella, segundo o cartaz informativo divulgado pela Direção-Geral de Saúde.
De acordo com o mesmo, as pessoas são infetadas quando respiram aerossóis contaminados com a bactéria e não através da ingestão de água.
Os sintomas – dor de cabeça, tosse seca, febre, falta de ar, mialgias, arrepios e diarreia – aparecem dois a 10 dias depois da infeção e costumam assemelhar-se, no início, aos de uma gripe.
A bactéria Legionella existe no meio ambiente em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, torres de arrefecimento de sistemas de ar condicionado e outros locais que libertam aerossóis, lê-se no cartaz da Direção-Geral de Saúde.
As pessoas que estão mais em risco são as com mais de 50 anos, doenças crónicas e fumadores ou alcoólicos, segundo a mesma fonte.
A Direção-Geral de Saúde esclarece ainda que esta infeção, apesar de poder ser grave, tem tratamento através de antibióticos.
Para mais informações contactar o SNS24 através do 808 24 24 24.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas