a informação essencial
Pub
Partilha

Projeto “Quantos parques há no parque” com adesão de 18 educadores e professores e 372 alunos

Tags

Parque do Rio Ul tem nova imagem

Partilha

Projeto “Quantos parques há no parque” com adesão de 18 educadores e professores e 372 alunos

O Parque urbano do Rio Ul é “um emblema regional” e “queremos que ganhe mais valor, importância e ofereça mais serviços às pessoas”, disse o presidente da câmara Jorge Sequeira, ontem, durante a apresentação da nova imagem gráfica e do projeto de conservação e dinamização deste espaço verde da cidade, na Casa da Natureza.
Uma das novidades é a nova imagem do Parque Urbano do Rio Ul. A ideia foi “tornar uma imagem estática, numa imagem dinâmica, empática e diversa”, afirmou Alcino Vieira, da empresa responsável pela imagem do parque. O Parque Urbano do Rio Ul está presente nas redes sociais Facebook e Instagram, num canal de youtube e no site da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Outra novidade é o projeto “Quantos parques há no parque?” da autarquia em colaboração com a Universidade Católica apresentado a 17 de janeiro à comunidade escolar.
O parque é “um espaço educativo de excelência muito usado pelo cidadão, mas pode ser ainda mais do ponto de vista pedagógico e educativo”, assegurou Marta Pinto da Universidade Católica.
Os educadores e professores vão ter um manual pedagógico, um curso de formação acreditado, atividade prática no espaço verde, uma rede de divulgação e partilha de resultados, uma avaliação do programa escolar e uma mostra de trabalhos no final do ano letivo.
Até ao momento, o projeto conta com 18 educadores e professores inscritos que vão levar 372 alunos do jardim-de-infância ao secundário. Um valor que superou o esperado, admitiu Marta Pinto, confessando “esperávamos uma adesão mais baixa”.
A sessão contou também com a apresentação de um estudo da biodiversidade do Parque Urbano do Rio Ul.
De acordo com os dados desse estudo, este espaço verde tem 202 táxones de flora vascular, 2.347 exemplares de árvores e vários endemismos no Noroeste Ibérico. Os visitantes também podem encontrar neste espaço verde 57 espécies de fauna selvagem, sete endemismos ibéricos (por exemplo o lagarto- de-água, o tritão-de-ventre-laranja), nove espécies dos anexos das diretivas das aves e habitats (por exemplo o guarda-rios, o lagarto-de-água e o morcego- pigmeu) e a enguia-europeia que está em perigo de extinção em Portugal e criticamente ameaçada a nível global.

Intervenções devem começar no início de março

As intervenções do projeto de conservação e dinamização do Parque Urbano do Rio UL devem começar no início de março, segundo a autarquia sanjoanense.
O projeto de conservação e dinamização do Parque do Rio Ul prevê um investimento de cerca de 350 mil euros, financiado em 85 por cento por fundos europeus do Programa Norte2020.
O Parque Urbano do Rio Ul, da autoria do arquiteto Sidónio Pardal, tem uma área de aproximadamente 180 mil metros quadrados e é um dos principais espaços verdes do género entre Aveiro e o Porto com uma flora diversificada em que pontuam mais de 2.000 árvores, meio que constitui habitat para mais de seis dezenas de espécies de fauna selvagem e 164 espécies e subespécies de flora.
Os principais objetivos deste projeto são recuperar a história e o património existente, promover a educação ambiental, aumentar o conhecimento sobre os valores naturais e fomentar os habitats, melhorar a experiência de visitação e fruição do espaço e afirmar o parque como um espaço de excelência.
O património existente a recuperar será a Casa da Eira e o Moinho e a nova criação será a Casa do Forno. A Casa da Natureza sofrerá pequenas alterações como a substituição do mobiliário por materiais naturais. Também serão criados painéis de sinalização, folhetos com um mapa do espaço e a aplicação “Smart Park”. O projeto inclui a dinamização do projeto “Quantos parques há no parque?” e do projeto “Rios” e fomentação da participação das pessoas no parque através de diversas atividades. A criação de um livro sobre a obra e história do parque e de um “making of” deste espaço verde no formato podcast também estão entre a iniciativas que pretendem tornar o Parque do Rio Ul num parque de excelência.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas