a informação essencial
Pub
Partilha

Valor global ascende aos 460 mil euros que será distribuído por 25 associações

Tags

Câmara Municipal renovou contratos-programa com coletividades desportivas

FOTO: Nuno S. Ferreira
Partilha

Valor global ascende aos 460 mil euros que será distribuído por 25 associações

Perto de 460 mil euros é o valor do apoio que este ano a Câmara Municipal de S. João da Madeira vai distribuir por 25 associações, mais duas relativamente ao ano transato, resultado dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo que foram assinados no passado dia 4 de junho no auditório do Museu da Chapelaria.
O protocolo, que tem como objetivo a valorização da formação desportiva, atribui às coletividades da cidade uma ajuda financeira e logística tendo por base o número de atletas, equipas e modalidades de cada associação, bem como os resultados alcançados e o nível de formação dos treinadores.
Definindo as várias coletividades como “o motor da atividade desportiva da cidade”, o presidente da autarquia sanjoanense, enalteceu o papel que as mesmas têm vindo a desempenhar em prol do desenvolvimento e crescimento do concelho. “A cidade é uma amazónia de modalidades desportivas com feitos assinaláveis no seu currículo. Isso seria impossível sem o dinamismo, a riqueza, a solidariedade e empenho das associações”, sublinhou o autarca, que destacou o “incremento do apoio financeiro a um conjunto de modalidades”. Nesse sentido, danças de salão, artes marciais, ginástica, ténis, ténis de mesa e xadrez foram contempladas com um aumento relativamente ao ano passado e que, Jorge Sequeira, considera que “é um primeiro passo para uma melhoria gradual das condições”.
Com um valor global que ascende aos 460 mil euros, dos quais cerca de 180 mil são referentes a apoio logístico, o programa abrange mais de 2.600 atletas, sendo que quase 1.800 são de formação. Números que Jorge Sequeira destacou, em particular pelo facto de os praticantes jovens masculinos (987) e femininos (805) serem aproximados. “A paridade está quase atingida”, referiu o autarca, que realçou também o crescimento de coletividades apoiadas relativamente ao ano anterior. “São dois clubes que emergiram e que se estão a afirmar na nossa cidade”, frisou.
Numa iniciativa de cariz desportivo, Jorge Sequeira sublinhou ainda o empenho da autarquia sanjoanense em “promover a ética no desporto”, que terá como tema “Respeite o seu filho”. “Trata-se de um programa vocacionado para as competições desportivas, com atletas de formação e onde os pais são uma parte decisiva”, explicou o autarca, frisando que o conteúdo do projeto vai ser apresentado no AFA 2024 – Congresso Internacional de Futebol e Futsal, que vai decorrer na Torre da Oliva a 29 e 30 de junho.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas