a informação essencial
Pub
Partilha

Sanjoanense vence para a Taça de Portugal e Proliga

AD Sanjoanense, 69
Estoril, 52

Académico FC, 65
AD Sanjoanense, 79

Tags

Confiança alvinegra reforçada

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Sanjoanense vence para a Taça de Portugal e Proliga

AD Sanjoanense, 69
Estoril, 52

Académico FC, 65
AD Sanjoanense, 79

A equipa sénior de basquetebol da Sanjoanense garantiu duas vitórias em competições distintas. No feriado de 1 de novembro os alvinegros receberam e bateram, num jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, a formação do Estoril por uns claros 69-52. Com um pavilhão com bastante público, a formação do Sul, que tal como a Sanjoanense disputa a Proliga, realizou uma primeira parte de boa qualidade, chegando ao intervalo a vencer com dois pontos de vantagem (32-34).
Na segunda metade os alvinegros arrancaram para a vitória, tendo vencido o terceiro período por sete pontos e o último quarto por 12.
De destacar a prestação individual de Pedro Azevedo, com 28 pontos, incluindo cinco triplos, e do espanhol Sergi Coll, com 21 pontos e 10 ressaltos.
Já no encontro da Proliga, realizado no Porto, no mítico e antigo Pavilhão do Académico - onde a Sanjoanense festejou a subida à 1.ª Divisão na longínqua época 81/82 – os alvinegros conseguiram uma vitória importante e demonstrou que tem ambições legítimas de lutar pelos quatro primeiros lugares da primeira fase da competição, que garante a manutenção nesta divisão.
A primeira parte do jogo foi muito equilibrada e à maior qualidade dos atletas alvinegros o Académico respondia com muita intensidade defensiva e ritmo de jogo, características bem típicas do basquetebol portuense.
No terceiro período a Sanjoanense entrou decidida a resolver a partida e foi isso que aconteceu e que ficou espelhado com um parcial de 14-24, permitindo à equipa entrar nos últimos 10 minutos com uma vantagem de 13 pontos.
No último quarto os alvinegros aumentaram a vantagem para 14 pontos, vencendo o jogo com o resultado de 65-79.
No encontro da Proliga destaque para as prestações de Pedro Azevedo, com 28 pontos, e de Simão Pinheiro, com 19, e percentagens elevadas da linha de três pontos (converteu 3 em 5 tentados) e na linha de lance livre (8 em 8). De referir ainda o desempenho de Sergi Coll que com uma média de 18,5 ressaltos por jogo é, neste momento, o melhor ressaltador da prova.
O próximo encontro, a contar para a quarta jornada da Proliga, realiza-se a 11 de novembro com a Sanjoanense a receber, pelas 16h30, no Pavilhão Paulo Pinto, a equipa do Esgueira, candidato à subida de divisão e que em três jogo soma três vitórias. Trata-se duma equipa muito competitiva, que apresenta um basquetebol de grande qualidade e tem nos seus quadros um jogador norte-americano que tem dado espetáculo nas primeiras jornadas da Proliga.

Agenda

Sub16 femininos
ADS/RentPiano-Atómicos
Dia 11, às 14h30, Pavilhão Paulo Pinto

Seniores
Sanjoanense-Esgueira
Dia 11, às 16h30, Pavilhão Paulo Pinto

Sub13 femininos
Sanjoanense-Esgueira
Dia 11, às 18h30, Pavilhão Paulo Pinto

Sub16 masculinos
Sanjoanense-Galitos
Dia 11, às 21h00, Pavilhão Paulo Pinto

Sub13 masculinos
ADS/Alpim XXI-GRIB
Dia 12, às 11h15, Pavilhão Paulo Pinto

Sub19 femininos
Sanjoanense-Atómicos
Dia 12, às 15h00, Pavilhão Paulo Pinto

Sub18 masculinos
Sanjoanense-GRIB
Dia 12, às 17h00, Pavilhão Paulo Pinto

Comentários

Pub

Notícias relacionadas