a informação essencial
Pub
Partilha

Atleta da AEJ vai representar a Seleção Nacional

Tags

Ricardo Dias presente no Europeu de xadrez de sub18

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Atleta da AEJ vai representar a Seleção Nacional

O atleta da Associação Estamos Juntos (AEJ), Ricardo Dias, campeão nacional sub18, foi selecionado para representar Portugal no Campeonato da Europa de Xadrez de Jovens, que este ano se vai realizar no resort de Mamaia, na cidade romena de Constanta, de 3 a 15 de setembro.
Ricardo Dias, estudante do 10.º ano, tem no seu currículo três títulos nacionais e é o primeiro jovem da AEJ a estar presente numa competição internacional de xadrez a representar a Seleção Nacional. A secção de xadrez da AEJ, fundada em 1990, tem mais dois atletas internacionais: Alzira Silva, que representou Portugal nas Olimpíadas de Xadrez de 1990, em Novi Sad, na Sérbia, e no Campeonato da Europa de Debrecen, na Hungria; e Stephane Silva, mestre nacional de xadrez desde 2006, tendo representado Portugal nos Mundiais da CSIT, competição que a seleção nacional venceu.
A Academia de Xadrez da AEJ, apesar do escasso apoio para as suas atividades, registou nos últimos quatro anos um total de nove títulos nacionais nos vários escalões do xadrez jovem, sendo ainda de destacar a convocatória de Gustavo Ribeiro, do escalão sub10, para um estágio da Seleção Nacional de jovens em Leiria durente o mês de julho.
De sublinhar que para os jovens o jogo de xadrez apresenta-se como uma opção económica e eficaz para estimular funções psicomotoras necessárias à iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades sócio afetivas tais como disciplina, atenção, criatividade e organização.

Tags

Mais notícias

Comentários

Pub

Notícias relacionadas