a informação essencial
Pub

A Poesia é “servida” em todo o lado

FOTO: Diana Familiar
Partilha

A partir de amanhã

A 16.ª edição da Campanha Poesia à Mesa, depois de ter sido apresentada no dia 27 de fevereiro nos Paços da Cultura, começa a ser “servida” a partir de amanhã, dia 2 de março, e até ao dia 12 de abril um pouco por todo o lado em S. João da Madeira.
Os poetas homenageados são Violeta Figueiredo, Pedro Homem de Mello, Golgona Anghel, José Tolentino Mendonça, Mário Quintana e Camilo Pessanha. Os comissários continuam a ser José Fanha, poeta e escritor de literatura infantojuvenil, e Paulo Condessa, performer, que de certa forma acabam por ser os “rostos” e, muitas vezes, as vozes da Campanha Poesia à Mesa.
O programa começa com a inauguração da exposição “Desassossego” de Ana Carvalho já amanhã, dia 2 de março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo. No dia seguinte, às 11h00, há o teatro infantojuvenil “Papim Papa Palavras” nos Paços da Cultura.
A campanha deste ano em jeito de homenagem ao ilustre poeta Fernando Pessoa apresenta uma série de espetáculos sobre o próprio. O primeiro é a exposição “Desassossego” e o segundo é “Diogo Piçarra em Pessoa” marcado para o dia 7 de março, às 10h30, na Casa da Criatividade. Um outro é uma estreia na Poesia à Mesa que apresenta pela primeira vez uma ópera de câmara “Tabacaria, de Fernando Pessoa” no dia 17 de março, às 22h00, na Casa da Criatividade. Já o espetáculo “Pessoas de Fernando” é apresentado, pela segunda vez, no dia 21 de março, pelas 21h30, nos Paços da Cultura. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez, no ano passado, às escolas sanjoanenses na Casa da Criatividade.
A programação poética inclui a sessão de cinema do Cine S. João “Al Berto” no dia 8 de março, pelas 21h30, nos Paços da Cultura. Um dia depois, e meia hora mais tarde, é tempo de ouvir Aldina Duarte na Casa da Criatividade.
A tradicional Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses está marcada para o dia 21 de março, pelas 18h00, e o lançamento do livro “Nu Meu Peito” de Fábio Silva para o dia seguinte, 22, pelas 21h30, ambos na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.
Os momentos mais emblemáticos da Poesia à Mesa contam, este ano, com o ator Filipe Vargas a ser o convidado de honra da Peregrinação Poética e os músicos António Manuel Ribeiro (UHF) e Sérgio Costa (Trabalhadores do Comércio) do Serão Poético.
A 16.ª edição da Poesia à Mesa termina com a cerimónia de entrega de prémios do concurso Poesia na Corda no dia 12 de abril, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

Poesia nas escolas, nos restaurantes e nas fábricas

Por estes dias, não fique espantado se vir toalhetes de mesa e bases de copos e chávenas, sacos de pão, aventais e lápis com os rostos dos poetas homenageados pela Campanha da Poesia à Mesa nos cafés, restaurantes, bares, padarias e comércio em geral aderente a este projeto da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
A poesia vai chegar literalmente a todo o lado através de oficinas nas escolas (de 12 a 16 de março), declamações nos restaurantes aderentes - Tudo aos Molhos, Neptúlia Bar, Oliva Palito, Bacana, Ponto Zero, Mutamba, River, Bonzão, Harpa, Fénix, Aconchego do Quintal e Fábrica dos Sentidos (de 19 a 23 de março) e de Poesia na Fábrica (de 19 a 23 de março). O horário das declamações será anunciado brevemente.

Um projeto a “perpetuar no futuro”

A Poesia à Mesa reúne “o melhor de dois mundos: a poesia e a comida”, começou por dizer Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, durante a apresentação da 16.ª edição deste acontecimento que mais do que “poético” é “épico”.
O autarca sanjoanense quis saudar os fundadores da Poesia à Mesa, um evento cultural que está a ser “muito bem tratado” pela equipa cultural do Município e por “todos que têm vindo a alimentar, regar e tratar” o mesmo. este é um projeto a “perpetuar no futuro”, adiantou Jorge Sequeira aos presentes.
A Poesia à Mesa é “cada vez menos um evento do Município para a cidade e cada vez mais um evento da cidade”, constatou Suzana Menezes, Chefe de Divisão de Cultura da autarquia sanjoanense, ressalvando que o mesmo “só é possível devido ao grande envolvimento de pessoas, associações, instituições e empresas”.
Os patrocinadores oficiais deste evento são os restaurantes aderentes às declamações poéticas anteriormente mencionados, as padarias Big Pão, Flor do Parque, Massapão, Mina da Estação e Rainha 5 e o Centro Comercial 8.ª Avenida.
A rede de trabalho da Campanha Poesia à Mesa é de edição para edição “cada vez mais sólida”, salientou Suzana Menezes.
A apresentação do programa deste ano contou, pela primeira vez, com a APROJ a declamar poesia de Tolentino Mendonça, o poeta homenageado numa das estações poéticas da Peregrinação Poética. Em jeito de complemento, a Associação Cultural Luís Lima e Fugas Poéticas vão homenagear Camilo Pessanha, a Cerci vai homenagear Mário Quintana, a Associação de Jovens Ecos Urbanos Pedro Homem de Mello, o grupo TOJ Golgona Anghel e a Universidade Sénior Violeta Figueiredo.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas