a informação essencial
Pub

Museus da Chapelaria e do Calçado visitados por 37.342 pessoas

Partilha

O Museu da Chapelaria nasceu há 12 anos e tornou-se no primeiro espaço museológico de S. João da Madeira. O segundo museu, o Museu do Calçado, abriu portas a 5 de novembro de 2016.
O Museu da Chapelaria recebeu a visita de 20.342 pessoas e o Museu do Calçado de 17.000 pessoas, o que perfaz um total de 37.342 visitantes em 2017.
Por isso, tanto um como outro decidiram agradecer a todos aqueles que contribuíram com a sua presença, o seu acompanhamento nas redes sociais, os seus donativos, a sua parceria e trabalho, enfim, com algo para cada um dos museus.
O Museu da Chapelaria recebeu 20.342 visitantes, 10.485 participantes nas atividades propostas pelo serviço educativo,
2.049 participantes nas oficinas, workshops e Masterclasses e
474 alunos das escolas sanjoanenses que participaram no Projeto Educativo Municipal, acompanhados de 375 professores.
O espaço de homenagem à indústria chapeleira foi a escolha de 355 crianças e jovens para passarem as suas férias de Páscoa, Verão e de Natal, de 56 crianças para festejarem o seu aniversário e de 40 pessoas para participarem no programa “A minha Família vai ao Museu...e a tua?”.
Os registos de visitas contam com 479 pessoas de nacionalidade estrangeira,
18 instituições e associações que escolheram o auditório ou as salas do serviço educativo ou 
o centro de documentação do museu para as suas atividades.
O Museu da Chapelaria estende o seu agradecimento
“às 11 pessoas que doaram máquinas, ferramentas, matérias-primas, embalagens, acessórios e têxteis, promovendo deste modo o enriquecimento das nossas coleções
a um número indeterminado de pessoas que compraram chapéus na sua loja”, segundo informação enviada às redações.
O Museu do Calçado foi visitado por 17.000 pessoas em 2017, entre as quais estão
230 professores e educadores que levaram os seus alunos. Foi dado a conhecer por mais de 20 jornalistas que fizeram reportagens e levaram o seu nome a Portugal e mais além.
O espaço de homenagem à indústria do calçado, uma das mais importantes do país, recebeu 924 participantes de oficinas criativas, 200 participantes em mesas redondas e Masterclasses e 249 participantes do programa de férias "Culturando por aí...".
O Museu do Calçado agradece “aos 47 novos doadores de peças, entre empresas, instituições, designers e particulares que nos ajudaram a enriquecer a coleção do museu” e à Associação Portuguesa de Museologia pela atribuição de quatro Prémios Nacionais, através de nota de imprensa.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas