a informação essencial
Pub

Mestre Júlio Resende “está de volta” a S. João da Madeira

FOTO: Gisélia Nunes
Partilha

Alentejo, Póvoa de Varzim, Ribeira do Porto, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Goa são os lugares (em desenho) que podem ser “visitados” até ao próximo dia 9 de dezembro no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory (NAOCF), no âmbito da mostra “A experiência do lugar - desenho de Júlio Resende”.
O programa de exposições temporárias e itinerantes, em que se integra a que foi inaugurada no último sábado em S. João da Madeira com a colaboração da autarquia, pretende divulgar a obra do pintor nascido em 1917 em lugares relacionados com o seu itinerário bibliográfico, com o trabalho aí realizado ou com outra ligação à cidade.
No caso de S. João da Madeira, Júlio Resende levou a cabo um conjunto de exposições e encontros com estudantes das escolas sanjoanenses no Centro de Arte. E agora, passados anos, “está de volta” com esta iniciativa promovida para assinalar o centenário do seu nascimento, que se completa a 23 de outubro (1917-2017). Note-se que o programa de comemorações do centenário vai percorrer quase todo o país, distribuindo-se por exposições, colóquios, concertos e uma fotobiografia, numa dinâmica que pretende refletir sobre a vida e obra do artista.
Os trabalhos expostos no NAOCF pertencem ao espólio da fundação que tem dois nomes, o seu, Júlio Resende, e um outro mais poético e cartográfico, o de Lugar do Desenho. Fundação essa atualmente presidida pelo professor Victor Costa, antigo diretor do Centro de Arte de S. João da Madeira e do NAOCF.
Coube, aliás, a Victor Costa abrir a sessão inaugural d’ “A experiência do lugar - desenho de Júlio Resende”. Na ocasião, além de contextualizar a exposição, o responsável admitiu ter sido “bom o tempo que passou aqui [no Núcleo de Arte]”. “Tive o prazer de ter estado nesta ‘viagem’ com o Ricardo Figueiredo e com o Castro Almeida também”, continuou, acrescentando ainda que “temos aqui umas boas coleções [Coleção Norlinda e José Lima e Coleção Treger/Saint Silvestre”.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas