a informação essencial
Pub

"Melodias de Sempre" em homenagem ao maestro Manuel Resende

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

O Rotary Club (RC) de S. João da Madeira e a sua Universidade Sénior, em parceria com a autarquia, levaram a cabo, no passado dia 7 de outubro, na Casa da Criatividade, “Melodias de Sempre”. Um espetáculo comemorativo dos 91 anos do Município e, em simultâneo, dos 90 anos de vida do maestro Manuel Pereira Resende, completados na véspera do evento.
A razão de ser desta homenagem e a apresentação dos grupos convidados - Tuna e Coro da Universidade Sénior do RC, Coro dos Pequenos Cantores e Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira e ainda Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira – estiveram a cargo de Susana Silva, diretora da instituição de ensino afeta ao RC, com a presença de todos os grupos em palco, conforme refere nota informativa enviada ao labor.
Seguidamente, o maestro Filipe Oliveira, na qualidade de regente da Tuna da Universidade Sénior, leu uma breve biografia do homenageado: “personalidade empenhada, foi sempre com muito trabalho, dedicação e com reconhecida abnegação que promoveu e ajudou tantas pessoas e instituições, que junto dele encontraram apoio, numa atitude constante de participação cívica”.
Antes das duas composições que estiveram a cargo de cada grupo, foram apresentados os seus historiais e explicados alguns aspetos das músicas que iriam ser interpretadas, todas elas arranjos ou da autoria do maestro, “merecendo, todos eles [aquando das suas atuações], calorosos aplausos do público”.
Posto isso, o regente Filipe Oliveira convidou para virem ao palco os quatro grupos para a interpretação conjunta de duas músicas, naquilo que classificou como “uma experiência única, mas gratificante, preparada com apenas um ensaio que correu muito bem e que, esperamos, corra agora ainda melhor”.
No final, foram chamados os quatro maestros participantes, os diretores das respetivas associações e ainda a vereadora Dilma Nantes, em representação da câmara municipal sanjoanense. A todos, o presidente do Rotary Club, João Garrau, e Susana Silva, pela Universidade Sénior, entregaram lembranças pela sua participação.

Maestro emocionado com tributo

Finalmente, surgiu o homenageado da noite, a quem foi entregue um diploma de mérito do Rotary Club e um ramo de flores. Apesar de parco em palavras, liam-se, segundo o press release remetido ao nosso jornal, nos olhos do maestro Manuel Pereira Resende a emoção e a gratidão do merecido tributo que ali lhe fora prestado, sublinhado com uma plateia de pé que o aplaudia.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas