a informação essencial
Pub
Partilha

O mesmo aconteceu com o telhado de pavilhão na Oliva

Tags

Câmara retira amianto do Bairro do Orreiro

FOTO: Diana Familiar
FOTO: Diana Familiar
Partilha

O mesmo aconteceu com o telhado de pavilhão na Oliva

A reabilitação de quatro edifícios no Bairro do Orreiro termina no fim do mês de setembro, anunciou a Câmara Municipal de S. João da Madeira durante a tradicional visita às obras a decorrer no dia 16 de Maio, Dia da Cidade.
A intervenção consiste em substituir os telhados em fibrocimento com amianto, os vidros simples por vidros duplos, mantendo a mesma caixilharia, colocar placas de isolamento térmico, pintar as paredes, melhorar a imagem dos prédios e as zonas exteriores em comum.
As intervenções demorarão cerca de um mês e meio em cada um dos quatro prédios com cerca de 100 fogos habitacionais. A obra tem um custo de 800 mil euros.
O segundo ponto de paragem foi junto à reabilitação dos espaços exteriores dos blocos habitacionais da Rua de Arouca.
Um espaço onde vai ser criada uma pista de cross (corta mato), com arborização e arranjo do espaço envolvente mais uma bolsa de estacionamento. A intervenção que começou há cerca de um mês e está prevista terminar nos próximos três meses terá um custo de 200 mil euros.
O espaço cedido pela Tecmacal e o pavilhão cedido pela SONAE à Câmara Municipal de S. João da Madeira vão sofrer obras de reabilitação. Aliás, o pavilhão com cinco módulos, dos quais quatro já estão alugados, estará pronto entre o fim de maio e o início de junho.
O pavilhão sofreu a substituição do telhado em fibrocimento com amianto, ganhou qualidade em termos de isolamento térmico e tem todas as infraestruturas necessárias à sua ocupação. O interior ficará em bruto com o intuito de ser adaptado às ideias e conceitos dos arrendatários, estando as mesmas sempre sujeitas à aprovação da autarquia que será o seu senhorio.
O pavilhão ficará com uma imagem ligeiramente moderna sem perder o traço identitário da antiga Oliva. O outro espaço cedido pela Tecmacal será uma espécie de espaço onde poderão ser feitos eventos, apresentados produtos e um espaço de lazer. Por exemplo, o terraço será um espaço verde onde as pessoas poderão estar em contacto com a natureza. Uma vez que a parede adjacente do Centro de Arte será coberta por uma fachada verde. O lançamento desta obra já foi feito. Ambas contemplam um investimento de 350 mil euros.
O último ponto de paragem foi na construção da Casa da Eira, Casa do Forno e recuperação do Moinho, Casa da Natureza e arranjos exteriores do Parque Urbano do Rio Ul. Tendo, o presidente da câmara, Jorge Sequeira, acompanhado dos vereadores com funções atribuídas e os vereadores da oposição, visitado apenas os três primeiros locais. A Casa da Eira está a ser recuperada com o intuito de ficar com os dois pisos disponíveis para armazenar milho, realizar desfolhadas e outras atividades educativas. A ideia é seguir com os visitantes até ao moinho, que também está a ser recuperado, para que o milho seja moído, passando, a seguir, para a Casa do Forno, estrutura que está a ser construída, onde vão fazer a massa e cozer o pão. O projeto de conservação e dinamização do Parque do Rio Ul prevê um investimento de cerca de 350 mil euros. Estas obras terão um custo de 200 mil euros e deverão estar prontas em outubro deste ano. Todas as obras visitadas estão inseridas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e serão comparticipadas em 85% por fundos comunitários.
O processo das obras apresentadas começou com o executivo anterior, sendo dado seguimento às mesmas pelo atual executivo liderado por Jorge Sequeira.

Espaço Empresa inaugura amanhã
 
O programa do 34.º aniversário da Elevação a Cidade começou com o concerto de Rui Massena, no dia 11 de maio, na Casa da Criatividade e com a inauguração da exposição “The Shoe Case” de João Noutel nos Paços da Cultura.
A sessão solene comemorativa contou ontem à noite, já depois do fecho da edição, com discursos, entre os quais o de Manuel Pereira da Costa, nomeado Comissário das comemorações do Dia da Cidade pelo presidente da câmara Jorge Sequeira. Um momento cuja cobertura sairá na próxima edição do labor.
As comemorações continuam hoje, dia 17 de maio, pelas 10h00, numa ação de sensibilização para a limpeza do Parque de Nossa Senhora dos Milagres e amanhã, dia 18 de maio, pelas 10h00, com a inauguração do Espaço Empresa na Oliva Creative Factory, contando com a presença de Maria Manuel Leitão, ministra da Presidência, e de Ana Lehmann, secretária de Estado da Indústria, com raízes sanjoanenses. 

Comentários

Pub

Notícias relacionadas