a informação essencial
Pub
Partilha

ASSOCIAÇÃO DO CENTRO DE APOIO AOS IDOSOS SANJOANENSES
A.C.A.I.S.

Tags

25.º ANIVERSÁRIO DA SUA CRIAÇÃO

Partilha

ASSOCIAÇÃO DO CENTRO DE APOIO AOS IDOSOS SANJOANENSES
A.C.A.I.S.

No dia 2 de Março de 1993 foi constituída a Comissão Instaladora para dar corpo e vida a uma Instituição com o fim de proporcionar apoio à população sénior do concelho.
Eram exíguas as condições em que muitos viviam e a necessidade sentida de apoio, de forma a minimizar a situação em que estes se encontravam.
A razão de ser desta Comissão teve por base a influência de um inquérito elaborado pelas Assistentes Sociais de Acção Social Drªs. Judite Silva, da Câmara Municipal, Célia Beirão, do Centro de Saúde e Edite Calado, da Segurança Social, inquérito esse que foi apresentado ao Executivo da Junta de Freguesia presidida por Simplício Gomes de Pinho e restantes membros José Alves Dias, Alfredo Fernandes Carvalho, Fernando Apolinário Correia e Armando José da Cunha.
O inquérito versava essencialmente a confecção de refeições e apoio domiciliário. Manifestava a impossibilidade das Associações e Instituições locais existentes, não possuirem estatutos para poderem prestar os serviços desejados.
A Junta de Freguesia analisou o inquérito e, interpretando o bem social que viria proporcionar aos mais carenciados do concelho, logo se disponibilizou para colmatar a falta de uma Instituição de Solidariedade Social Sem Fins Lucrativos e que reunisse os requisitos necessários para a prestação dos serviços de apoio desejados.
Assim, e verificando-se o impedimento de ser a Junta de Freguesia a titular da Instituição, por razões protocolares com a Segurança Social, foi proposto que fosse criada uma Comissão Instaladora, composta pelos membros do Executivo da Junta de Freguesia, com o apoio das Assistentes Sociais, já referidas.
Assim, com o empenho e entusiasmo manifestado por todos, foi criada a hoje denominada Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses - A.C.A.I.S.
Foi longo o percurso para atingir o objectivo principal, mas, quando o "HOMEM SONHA E A OBRA NASCE" a realidade mostra que, ao longo destes últimos 25 anos, tem demonstrado ser uma Instituição de referência, com um notável serviço prestado a nível social.
Neste momento, a A.C.A.I.S. tem capacidade para apoio em relação ao Centro de Dia a 50 Utentes.
O nível de Serviço de Apoio Domiciliário estende-se a 95 Utentes, tem ainda prestado apoio a nível de Protocolo de Rendimento Social de Inserção e de Cantina Social.
Parabéns e votos para que o slogan "NÃO BASTA DAR ANOS À VIDA MAS, SIM, e em especial, PROPORCIONAR VIDA AOS ANOS".
É este o sentimento de todos nós.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas