a informação essencial
Pub

2.000 crianças viveram um “dia diferente”

FOTO: Diana Familiar
FOTO: Diana Familiar
FOTO: Direitos Reservados
Partilha

O Dia Mundial da Criança foi assinalado durante o dia 1 de junho em S. João da Madeira.
A câmara municipal queria levar a cabo as atividades nas piscinas municipais do Complexo Desportivo Paulo Pinto, mas as condições atmosféricas incertas transferiram as mesmas para o Pavilhão das Travessas. Já a PSP decidiu arriscar e continuar com as tradicionais atividades ao ar livre no Parque Urbano do Rio Ul.
“Estamos a receber à volta de 1400 crianças divididas em dois grupos, metade de manhã e outra da parte da tarde. Neste momento, estamos a falar à volta de 660 crianças e da parte da tarde perto de 580/590”, disse Irene Guimarães, vereadora da Educação, durante o início das atividades no Pavilhão das Travessas.
O Dia Mundial da Criança é “um dia diferente que, como sabem, foi celebrado pela primeira vez cá em Portugal por orientação das Nações Unidas em 1950 e tem como grande objetivo assinalar que as crianças merecem carinho, afeto, cuidados médicos, alimentação saudável e uma atenção especial”, afirmou Irene Guimarães.
E é “isso que estamos a tentar hoje, que tenham neste espaço que não é o melhor porque gostaríamos, se o tempo permitisse que estivessem nas nossas piscinas municipais, seria a inauguração das mesmas, mas não foi possível”, continuou a vereadora da Educação.
O Município promoveu todas as atividades para os alunos dos jardins de infância do 1.º ciclo das escolas sanjoanenses com o apoio de várias coletividades, de 10 professores de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s) e dos bombeiros. Uma das novidades é a entrega de um lanche a todos os participantes.
A comemoração deste dia sempre esteve presente ano após ano no percurso profissional de Irene Guimarães. Anteriormente como professora e diretora de um dos agrupamentos de escolas sanjoanenses, agora como vereadora da Educação do Município.
“O sentimento é o mesmo, a responsabilidade é muito maior”, reagiu Irene Guimarães. “O sentimento de pertença, de estar com eles, usufruir deste momento e de reconhecer que aquilo que lhes estamos a dar é importante não no aspeto material, mas naquele aspeto de nós nos deixarmos envolver neste dia com as próprias crianças e estarmos realmente destinados, focados no que elas são e nas suas necessidades”, continuou a vereadora da Educação.
Atualmente, “tenho em mim aquilo que se calhar pode refletir-se positiva ou negativamente nestas atividades. Por exemplo, a opção para onde vamos às sete da manhã se para as piscinas ou se para o pavilhão. Uma decisão que tem de ser tomada sem estar muito consolidada ou fundamentada em pareceres ou em apoios que não temos e que se vão refletir depois no bem-estar das crianças que vão usufruir deste dia”, explicou Irene Guimarães.

“Agradecimento a todos os que tornaram este dia possível”

A PSP de S. João da Madeira promoveu pelo quarto ano consecutivo atividades para os cerca de 500 alunos do 5.º ano de todas as escolas sanjoanenses no Parque Urbano do Rio Ul.
As atividades contaram com a presença dos Bombeiros Voluntários, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, do Ginásio EquilibrioFit, de Insufláveis, de um karting feito por alunos do curso de mecatrónica da EB2,3 e experimentado pela primeira vez no Dia da Criança, dos carrinhos de rolamentos da Escola Dr. Serafim leite, de um barco, da Universidade Sénior e da PSP.
O dia correu “muito bem e tudo bem”, disse o Agente José Rodrigues, mais conhecido como “Tonecas”, deixando um “agradecimento a todos os que tornaram este dia possível”.

Transdev e DoctorGummy ofereceram transporte e gomas saudáveis a todos

A Transdev Portugal, em conjunto com o DoctorGummy, transportou e distribuiu gomas saudáveis no Dia Mundial da Criança.
A iniciativa envolveu 341 autocarros, 13 cidades e mais de 17 mil crianças de todo o país.
"Diariamente, realizamos o transporte escolar de milhares de crianças e hoje, Dia Mundial da Criança, procuramos proporcionar uma experiência diferente às crianças que viajam connosco, oferecendo-lhes algo mais do que o mero transporte entre um ponto de partida e um ponto de chegada", afirmou Joana Abreu, responsável de Marketing da Transdev Portugal, em comunicado.
A DoctorGummy é uma “marca portuguesa promotora de um conceito de gomas mais saudáveis, de valor energético reduzido e com 0% de açúcar, glúten e lactose e sem aromas e corantes artificiais, pelo que não contribuem para a geração de cáries dentárias, obesidade ou diabetes”, lê-se no mesmo.
Nas comemorações deste dia em S. João da Madeira, a oferta de gomas contou com o apoio do autocarro clássico da Transdev que esteve ao longo do dia junto ao Pavilhão das Travessas.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas