a informação essencial
Pub
Partilha

A iniciativa “Portfólio Review” e uma conversa sobre “realidade aumentada” são duas das novidades desta 10.ª edição

Tags

Encontro de Ilustração arranca amanhã na Sala dos Fornos

FOTO: Gisélia Nunes
Partilha

A iniciativa “Portfólio Review” e uma conversa sobre “realidade aumentada” são duas das novidades desta 10.ª edição

“A Máquina”, tema do ano passado, dá lugar à “Trama” naquele que é o 10.º Encontro Internacional de Ilustração (EII) de S. João da Madeira que começa amanhã e termina na próxima sexta-feira, dia 10 de novembro.
Apesar de à tarde já haver algumas atividades, o arranque é dado a partir das 18h00 com a cerimónia de abertura em que vão ser apresentados os ilustradores convidados, o júri e os finalistas do concurso e o programa e ainda haverá uma visita guiada às exposições e o lançamento de um livro da autoria de João Valente “encomendado por nós [junta de freguesia]”, que servirá de “suporte material” ao EII de 2017, digamos assim. Este “será a grande aposta a nível de merchandising e divulgação”.
Depois da Torre da Oliva, desta vez é a Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory o “espaço central” do evento. Precisamente neste sítio da Oliva Creative Factory, em conferência de imprensa, Helena Couto e Sofia Neto, da comissão organizadora do EII, adiantaram na passada segunda-feira que a escolha deste local foi estratégica.
A parceria com o Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory (NAOCF) e o Centro de Arte de S. João da Madeira é uma das apostas para “dar visibilidade a toda esta área criativa” que se concentra na Oliva Creative Factory (OCF), bem como com o Turismo Industrial tendo em vista visitas, direcionadas para convidados e visitantes, a empresas do concelho.
Em declarações aos jornalistas, a presidente da autarquia local referiu que, além de diversos workshops temáticos no Centro de Arte, vão ser promovidas “visitas guiadas” às mostras patentes na Sala dos Fornos, entre as quais uma das obras dos 25 finalistas do concurso, oriundos de oito países (Portugal, Espanha, Argentina, Itália, África do Sul, Brasil, Polónia e Turquia), e uma outra - “Madrid, A Minha Cidade” - que reúne ilustrações de Manuel Marsol, vencedor da edição do ano passado, mas também as que estão patentes ao público no NAOCF.
A ideia da organização é precisamente “trazer as pessoas a S. João da Madeira”, inclusive alunos das “escolas da zona”. E, por isso, “vão ser-lhes dadas condições” em termos de transporte para se deslocarem à cidade e, concretamente, à OCF.
Ainda a propósito das exposições, e igualmente na Sala dos Fornos, haverá um espaço destinado à editora “Triciclo”, um outro aos trabalhos dos alunos de Artes, desde o 10.º ao 12.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite e um outro dedicado aos trabalhos de estudantes da Escola Ar.Co, de Lisboa, a instituição de ensino convidada deste ano.
Paralelamente, também a FNAC está a organizar a mostra “10 anos, 10 fóruns” subordinada ao Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Ação com a qual vai levar, até dia 1 de dezembro, as obras dos anteriores nove encontros de ilustração às suas lojas do Chiado, Gaia Shopping, Leiria Shopping, Viseu, Almada, Algarve Shopping, Braga, Guimarães Shopping, Coimbra e Santa Catarina (Porto).

“Concerto Ilustrado” com a banda Sardinha Também É Peixe

Do programa consta, de igual modo, o “Concerto Ilustrado”, agendado para as 21h30 do dia 7 na Casa da Criatividade, e que, desta feita, conta com a atuação da banda sanjoanense Sardinha Também É Peixe "enquanto alguns ilustradores convidados ilustram 'in loco' os temas cantados". Nota ainda para a realização de conferências com ilustradores, sessões de autógrafos, uma feira do livro levada a efeito pela livraria especializada em ilustrações Gigões & Anantes, "mais de 40 oficinas" pedagógicas a realizar nas escolas locais, na CERCI e na Universidade Sénior, sob orientação de autores convidados, e cerimónia de encerramento com a divulgação dos três vencedores do concurso.

“Portfólio Review” é novidade

A comemorar 10 anos de existência, o EII de S. João da Madeira surge, assim, com mais força do que nunca, como provam não só as 94 candidaturas, provenientes de 15 países, ao tradicional concurso, mas também as novidades que esta edição traz.
Uma delas é o “Portfólio Review”. Através desta iniciativa, a junta de freguesia (JF) vai servir de “ponte” entre ilustradores e editoras especializadas em ilustração, dando a oportunidade a uma troca de impressões. Para tal, os ilustradores devem, até às 13h00 deste sábado, fazer chegar o seu portfólio à JF, via correio ou pessoalmente, no Fórum Municipal, Avenida da Liberdade, n.º 354, 3700-163 S. João da Madeira. Mais informações através dos seguintes contactos: 256 200 540 ou geral@fsjm.pt.
Além do “Portfólio Review”, outro dos “trunfos” é uma apresentação sobre “realidade aumentada aplicada à comunicação e marketing e à indústria” (dia 8, às 17h00, na Sala dos Fornos), a cargo “de uma empresa que tem uma parceria com a Viarco”, conforme esclareceu Helena Couto. Com isto, a JF “pretende mostrar qual é o potencial desta nova ferramenta” e dar “o pontapé de saída para, ao longo do próximo ano, promover formação nesta área”.
Os interessados podem consultar o programa e/ou outras informações em www.fsjm.pt.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas