a informação essencial
Pub

Nella Gatica vence Concurso de Ilustração

FOTO: Direitos Reservados
FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Chegou ao fim mais um Encontro Internacional de Ilustração (EII) de S. João da Madeira e com ele mais um Concurso de Ilustração em que desta feita foi Nella Gatica a sagrar-se a grande vencedora.
As ilustrações desta professora universitária da área de Design Visual e Design Industrial, natural da Patagónia (Argentina), conquistaram a preferência do júri, sobressaindo entre 94 candidaturas oriundas de 15 países apresentadas na edição deste ano.
Recorde-se, a título de curiosidade, que não foi a primeira vez que esta especialista argentina em Design Industrial participou no evento organizado pela junta de freguesia (JF) sanjoanense. Em 2014 participou no 7.º EII e foi, inclusive, finalista.
Voltando ao último EII, que de 3 a 10 de novembro fez, novamente, de S. João da Madeira a “cidade da ilustração”, Tina Siúda e Sofia Morais foram as outras duas vitoriosas do Concurso de Ilustração.
Nella Gatica não esteve presente na sessão de encerramento da passada quinta-feira, mas enviou um vídeo no qual se disse “muito feliz e emocionada” e agradeceu “de coração” o prémio (um MacBook Pro de 13 polegadas patrocinado pela Heliotêxtil; Intuos Art Pen&Touch Screen).
A título de curiosidade, os outros dois prémios foram uma caixa de material Viarco e uma licença de um ano “Creative Cloud Teams”, que inclui 29 produtos “Adobe”, e material Viarco e uma licença de um ano de “Adobe Photoshop CC”, atribuídos respetivamente aos segundo e terceiro lugares.


Jorge Sequeira quer tirar “espólio” da “cave” do Município
Entre o pouco público que marcou presença na Casa da Criatividade, estava Jorge Sequeira, que, minutos antes da divulgação das três premiadas e depois de Helena Couto ter reconhecido publicamente o “apoio” camarário dado a esta organização, foi convidado a fazer uma intervenção.
O presidente da câmara começou por agradecer “as palavras” da líder da JF. Se bem que “não é minha filosofia política [e até mesmo de vida]” este tipo de agradecimentos públicos. Na sua ótica, “não têm de agradecer o que é feito no cumprimento de uma obrigação”. Por isso, é intenção do executivo municipal que lidera “mudar de paradigma”.
Relativamente ao EII, o autarca referiu que “é muito importante ter havido esta continuidade”, fazendo questão ainda de “saudar quem a criou, a fez crescer, a acarinhou e a trouxe até aos dias de hoje”.
Ainda a propósito, Jorge Sequeira deixou claro que quer que “este espólio artístico” composto por cerca de 600 obras de ilustração, que neste momento estão guardadas na “cave” do Fórum Municipal, “seja revisitado”.
“A nossa ideia é propor um espaço de exposição permanente ou, se isso não for possível, criar momentos para que ao longo do ano a iniciativa continue a marcar presença na vida da cidade”, defendeu.


“Trabalho” é o tema da próxima edição
Helena Couto também se fez ouvir neste serão que terminou com a atuação dos jovens da Orquestra Académica da Banda de S. João da Madeira. A responsável política, além de agradecer a Sofia Neto, que em seu entender é “a alma deste encontro”, endereçou um “muito obrigada” a algumas empresas que patrocinaram este EII. Casos da Heliotêxtil, Cartonagem Trindade, Viarco, Bulhosas, José Maria & Filhos, seguradoras, etc..
Na ocasião, Helena Couto anunciou ainda o tema do EII do próximo ano: “trabalho”. Não fosse S. João da Madeira conhecida como a “cidade do labor”.


Trabalhos das escolas expostos no 8.ª Avenida
Desde ontem, 15 de novembro, que no Centro Comercial 8.ª Avenida estão patentes ao público os trabalhos do concurso das escolas levado a cabo no âmbito do 10.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira (EII). Iniciativa, tal como o EII, subordinada ao tema “Trama”.
Ao 1.º escalão concorreram seis jardins de infância (JI) sanjoanenses (JI Carquejido, JI Devesa Velha, JI Travessas, JI Parque, JI Fundo de Vila, JI Ribeiros), com nove trabalhos; ao 2.º sete escolas básicas (EB) do primeiro ciclo (EB1 Conde Dias Garcia, EB1 Ribeiros, EB1 Parque, EB1 Carquejido, EB1 Casaldelo, EB1 Espadanal, EB1 Fundo de Vila) com 23 trabalhos no total; ao 3.º dois agrupamentos de escolas (AE) (João da Silva Correia e Oliveira Júnior), com 10 trabalhos; ao 4.º dois AE (Dr. Serafim Leite e João da Silva Correia) com quatro trabalhos; e ao 5.º um AE (Dr. Serafim Leite) com 10 trabalhos.

 

Comentários

Pub

Notícias relacionadas