a informação essencial
Pub

Projeto Rios inspecionou o Rio Ul

FOTO: Direitos Reservados
Partilha

O Projeto Rios realizou a sua primeira saída de campo do outono no dia 8 de novembro ao Parque Urbano do Rio Ul.
Os “jovens cientistas” da turma do 7.ºE da EB2,3, devidamente vestidos e acompanhados da bióloga Joana Silva e da engenheira Vera Neves, tiveram a oportunidade de identificar elementos da fauna e flora envolvente e algumas características físico-químicas da água, informou Carla Correia, coordenadora da Eco-Escola, através de comunicado.
Os alunos monitorizaram o nível da água, a existência de atividades humanas nas margens, o património relativamente a pontes antigas, açudes, a erosão das margens, a higiene e salubridade global e a biodiversidade existente no Rio Ul. A atividade também permitiu verificar a presença de espécies invasoras, como, por exemplo, o lagostim (espécie exótica) cujo desenvolvimento conduz ao desequilíbrio do ecossistema original, deu a conhecer Carla Correia, revelando que o dia terminou com a recolha de alguns resíduos existentes nas margens do rio.
Este tipo de ação é “da maior importância para a formação dos nossos alunos, permitindo-lhes, para além de um conhecimento próximo do meio ambiente local, a aquisição de uma consciência cívica que lhes permita agir adequadamente na defesa do nosso património natural”, destacou a coordenadora da Eco-Escola. Considerando, ainda, em comunicado, que “face aos cada vez mais visíveis e graves problemas climático/ambientais com que nos deparamos, a escola não deve alhear-se. Pelo contrário, deve colocar-se na linha da frente seja na consciencialização seja na promoção e desenvolvimento de ações concretas tendentes a reverter a constante degradação ambiental”.
A mensagem a transmitir é que é preciso “promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente”, concluiu Carla Correia.
O  Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas