a informação essencial
Pub
Partilha

Ato eleitoral realizado em paralelo com seminários

Tags

Manuel Sousa reeleito presidente do Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro

FOTO: Direitos Reservados
FOTO: Direitos Reservados
Partilha

Ato eleitoral realizado em paralelo com seminários

Manuel Sousa foi reeleito, no passado dia 16 de dezembro, para mais um mandato à frente dos destinos do Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro. Ainda que o dirigente tivesse manifestado a sua vontade em não se recandidatar, após várias diligências goradas para se encontrar um sucessor, Manuel Sousa foi sensível aos fortes apelos recebidos das mais diversas entidades e personalidades, e acedeu dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado e que projetou a delegação aveirense para o primeiro plano do panorama desportivo nacional.
A única lista apresentada foi eleita sem qualquer abstenção ou voto contra, com Manuel Sousa a prometer que irá exercer funções “com espírito de missão e procurar retomar o regime de rotatividade do cargo de presidente, acordado entre os fundadores”. “Ou seja, vamos começar a preparar as coisas para que no próximo mandato seja outro colega a ocupar o cargo”, esclareceu o dirigente reeleito.
Com um programa para o triénio 2016/2019 bastante extenso, Manuel Sousa destacou o trabalho que pretende continuar a desenvolver, junto da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), para a criação de estatuto para os Núcleos, de modo a poderem ter uma organização e funcionamento que lhes permita exercer a sua atividade de acordo com as exigências legais. “Vamos porfiar junto das autarquias locais para obter a cedência de um espaço para a sede do Núcleo que seja mais adequado e condigno com as suas competências e atividades que lhe são cometidas por forma a proporcionar aos associados o convívio, a informação, a formação e troca de experiências”, referiu Manuel Sousa.
A Assembleia Geral, da qual fez parte o ato eleitoral, realizou-se no auditório do Estádio do SC Esmoriz, sendo que o primeiro ponto da ordem de trabalhos (Apresentação do Relatório e Contas de 2016 e Plano de Atividades e Orçamento para 2017) acabou adiado para outra reunião a convocar expressamente para o efeito, por proposta do presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Seminários prolongaram-se até madrugada

Paralelamente ao ato eleitoral o Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro promoveu os seminários designados de “Identidade Portugal – Seleções Nacionais de Formação FPF” e “Modelo de Treino e Modelo de Jogo”, dirigidos aos treinadores de futebol no âmbito do Plano Anula de Atividades.
A ação, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, teve o apoio e colaboração da ANTF, da Associação de Futebol de Aveiro, da Câmara Municipal de Ovar, da Junta de Freguesia de Esmoriz e do SC Esmoriz.
Na cerimónia de abertura, Salvador Malheiro, presidente da autarquia de Ovar, felicitou o Núcleo pela iniciativa e agradeceu o facto de terem escolhido Esmoriz para a realização do evento, manifestado a disponibilidade da câmara municipal em apoiar e colaborar na organização de outras atividades. Já José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, e Paulo Araújo, vice-presidente da Associação de Futebol de Aveiro, salientaram a importância destas ações para a valorização e enriquecimento dos conhecimentos dos participantes, contribuindo para a melhoria do desempenho da sua função e, em última análise, para o desenvolvimento do futebol.
Por sua vez, Américo Rodrigues, vice-presidente do SC Esmoriz, mostrou-se satisfeito pelo clube acolher a realização da ação de formação, manifestando disponibilidade para voltar a colaborar com o Núcleo no futuro.
António Cardoso, presidente da Mesa da Assembleia Geral, agradeceu a presença das entidades e do apoio dado ao evento, esperando que a ação atinja os objetivos propostos e que no final os formandos saiam mais enriquecidos e aptos para desenvolver a sua atividade profissional.
O tema “Identidade Portugal – Seleções Nacionais de Formação FPF” foi abordado por Joaquim Milheiro, treinador de futebol e coordenador das seleções de formação da FPF, enquanto a intervenção de Rui Quinta, ex-treinador adjunto FC Porto e formador de cursos FPF/ UEFA, incidiu no “Modelo de Treino e Modelo de Jogo”.
A relevância e atualidade dos temas em debate, que cativou os participantes, obrigou ao prolongamento do seminário, que encerrou já de madrugada.

Comentários

Pub

Notícias relacionadas